23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

OMS muda estratégia de combate ao ebola

- Publicidade -

30/01/2015 11h07 – Atualizado em 30/01/2015 11h07

Fonte: Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, mudou a estratégia de resposta à epidemia do ebola. A partir de agora, a agência da ONU disse que a segunda fase do combate passará dos esforços de redução das transmissões para acabar com a doença.

O último boletim da organização mostra que entre 19 e 25 de janeiro foram registrados 99 casos nos três países mais afetados pelo surto, Guiné, Libéria e Serra Leoa. É a primeira vez desde finais de junho do ano passado que foram detectadas menos de 100 infecções numa semana.

Mudança

A OMS destaca que os esforços mudaram da construção rápida de infraestrutura para a “garantia de que a capacidade é usada da forma mais eficaz possível” para detectar e controlar os casos. Além disso, é fundamental realizar enterros seguros, sem contato com os corpos, e envolver a comunidade local nas operações.

A incidência de casos continua diminuindo na Guiné, que registrou 30 infecções, e na Libéria, com 4 pacientes. Na mesma semana, a Serra Leoa teve 65 casos. Até agora, o número de infectados com o vírus ebola chegou a 22.092, e o de mortos subiu para 8.810.

Países Prioritários

A OMS considera a Guiné-Bissau como um dos países prioritários para receber ajuda, assim como o Mali, o Senegal e a Côte d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim.

Os especialistas da agência estão ajudando às autoridades de saúde dessas nações na implementação de um plano de 90 dias para reforçar a prontidão das operações de resposta.

Profissionais da saúde na Serra Leoa. Foto: Unicef/John James

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-