20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

ONU alerta para risco de massacre em cidade do norte do Iraque

- Publicidade -

23/08/2014 10h45 – Atualizado em 23/08/2014 10h45

ONU alerta para risco de massacre em cidade do norte do Iraque

Fonte: RFI

A ONU lançou um alerta neste sábado (23) para o risco de um massacre na cidade turcomena de Amerli (160 km ao norte de Bagdá), cercada por combatentes do Estado Islâmico há quase dois meses. Ontem, o primeiro ministro iraquiano Haidar al-Abadi e o grande aiatolá Ali al-Sistani, maior autoridade religiosa chiita do país, já haviam pedido uma ajuda internacional aos habitantes da cidade, de maioria chiita.

“A situação dos cidadãos de Amerli é desesperadora e exige uma ação imediata para evitar um possível massacre”, declarou em um comunicado o representante especial da ONU em Bagdá, Nickolay Mladenov, pedindo que o governo iraquiano “faça tudo o quer for possível para acabar com o cerco e permitir que os habitantes recebam uma ajuda humanitária ou sejam retirados da cidade em condições dignas”.

O texto afirma ainda que “os aliados do Iraque e a comunidade internacional devem trabalhar lado a lado com as autoridades para evitar uma tragédia”. O discurso do primeiro ministro al-Abadi segue a mesma direção: ele disse que qualquer ajuda militar ou logística é bem-vinda.

Bloqueio ferrenho

Na sexta-feira, o aiatolá al-Sistani chamou a atenção para o destino dos 20 mil moradores da cidade, cercada pelos jihadistas que, há dois meses, lançaram uma ofensiva impressionante, que conquistou territórios inteiros no norte e no leste do Iraque. “Amerli está sob um bloqueio ferrenho”, explicou o líder chiita. De acordo com ele, a cidade enfrenta uma grave escassez de alimentos, remédios e água, mas conta com “homens heroicos que a defendem apesar do pouco armamento que possuem”.

De acordo com o coronel do exército Mustafa al-Bayati, as forças de segurança estão se posicionando nos setores ao sul e norte de Armeli para preparar uma contra-ofensiva. Ainda na sexta-feira, aviões militares lançaram caixas de alimentos em direção à cidade, além de atacar posições jihadistas na região.

Carros-bomba no centro de Bagdá

Ao menos seis pessoas morreram neste sábado em um atentado com carro bomba contra a base do serviço de Inteligência do ministério do Interior, no centro de Bagdá. A explosão aconteceu pouco depois do meio-dia no horário local e deixou ao menos 32 feridos.

O complexo é protegido por muros de concreto, mas os guardas no portão principal, que fica em uma esquina movimentada, são alvos relativamente fáceis. Até agora, nenhuma organização reivindicou o ataque. Mas, nos últimos meses, a insurgência sunita – principalmente o Estado Islâmico – promoveu uma série de atentados com carros-bomba.

ONU alerta para risco de massacre em cidade do norte do Iraque

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-