14.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

ONU condena ataque aéreo a hospital no Afeganistão

- Publicidade -

04/10/2015 15h05 – Atualizado em 04/10/2015 15h05

Fonte: Rádio ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o ataque aéreo a um hospital da organização Médicos Sem Fronteiras, MSF, em Kunduz, cidade no norte do Afeganistão.

Ban Ki-moon afirmou que hospitais e pessoal médico são “explícitamente” protegidos pela lei humanitária internacional. Ele pediu uma investigação completa e imparcial para se descobrir os responsáveis.

Crime de Guerra

Em comunicado, o chefe da ONU disse que a organização está operando o único hospital em Kunduz em condições muito difíceis.

Em Genebra, o chefe do escritório de Direitos Humanos da ONU, Zeid Al Hussein disse que deve haver uma investigação rápida, completa e transparente sobre os ataques aéreos que atingiram a clínica.

Zeid declarou que se a ação for considerada deliberada de acordo com a lei, “um ataque a um hospital pode ser considerado um crime de guerra”.

Segundo ele, o incidente “é profundamente trágico, indesculpável e, possivelmente, até mesmo criminoso”.

Aviões Americanos

O escritório do Alto Comissariado da ONU de Direitos Humanos informou que um porta-voz dos Estados Unidos disse que aviões americanos estavam realizando ataques no mesmo horário em que a clínica do MSF foi atingida.

O representante especial do secretário-geral da ONU para o Afeganistão, Nicholas Haysom, afirmou que hospitais com pacientes e pessoal médico não devem ser alvos de ataques.

Ele pediu a todos os lados do conflito afegão que respeitem e protejam o pessoal médico e humanitário e suas instalações.

ONU condena ataque aéreo a hospital no Afeganistão

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-