28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

ONU elogia estado norte-americano do Nebraska por abolir pena de morte

- Publicidade -

29/05/2015 15h25 – Atualizado em 29/05/2015 15h25

Fonte: Rádio ONU

O Alto Comissariado da ONU de Direitos Humanos elogiou esta sexta-feira a decisão do estado norte-americano do Nebraska de abolir a pena de morte.

A porta-voz, Ravina Shamdasani, disse que com isso, o Nebraska se torna o 19º Estado a acabar com esse tipo de prática.

Corredor da Morte

Segundo o Alto Comissariado, o Nebraska não executava um prisioneiro desde 1997.

O número de pessoas executadas todos os anos e o tamanho da população carcerária que está no chamado “corredor da morte” nos Estados Unidos tem diminuído de forma progressiva nos últimos 10 anos.

Em 2014, a pena de morte foi registrada em apenas sete dos 50 Estados americanos. Além disso, o número de execuções chegou a 35, o menor nível desde 1994.

Exemplo

Shamdasani disse que o Alto Comissariado da ONU espera que o exemplo de Nebraska seja considerado por outros estados, Colorado, Delaware, Kansas e Montana, que estão neste momento debatendo a abolição dessa punição.

A porta-voz reforçou o pedido feito pela Comissão de Direitos Humanos, que no ano passado pediu ao governo dos Estados Unidos que considerasse estabelecer uma moratória sobre a pena de morte a nível federal.

Ao mesmo tempo, a comissão quer que o governo se envolva com os Estados restantes para alcançar uma moratória nacional. Na opinião da ONU, esse é o primeiro passo em direção à abolição da prática em todo o país.

Foto: ONU/Staton Winter

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-