32.6 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

ONU: mais de 40 milhões de pessoas vítimas de escravidão moderna

- Publicidade -

20/09/2017 13h29

Mulheres e meninas sofrem impacto maior; trabalho infantil afetou 152 milhões de menores.

Fonte: Rádio ONU

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo foram vítimas de escravidão moderna – trabalho e casamentos forçados – em 2016, segundo um estudo das Nações Unidas. O estudo revela ainda o impacto desproporcional em mulheres e meninas.

Segundo o documento, 25 milhões foram vítimas de trabalho forçado e 15 milhões foram obrigados ao casamento.

Mulheres

Deste total, quase 29 milhões, ou 71%, são mulheres e crianças. As mulheres representam 99% das vítimas de trabalho a força na indústria do sexo comercial e 84% das pessoas forçadas ao casamento.

O estudo foi preparado em conjunto pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, e a Fundação Walk Free, em parceria com a Organização Internacional para Migração, IOM.

Crianças

Um outro estudo da OIT, “Estimativas globais sobre trabalho infantil: resultados e tendências 2012-2016”, confirmou que cerca de 152 milhões de crianças, com idades entre 5 e 17, foram sujeitas à prática.
O trabalho infantil permanece concentrado principalmente na agricultura, com 70,9%.

Para o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, o mundo “não estará em uma posição de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, a não ser que aumente dramaticamente as ações para combater esses flagelos”.

Ryder defendeu que as novas estimativas globais podem ajudar a moldar e desenvolver medidas para prevenir tanto o trabalho forçado quanto o infantil.

Local de construção em Mawlamyaingyun, Mianmar, em maio de 2013. Foto: OIT/ Crozet

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-