14.8 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Países discutem novos padrões de segurança e qualidade de alimentos

- Publicidade -

06/07/2015 13h33 – Atualizado em 06/07/2015 13h33

Fonte: Rádio ONU

O órgão da ONU responsável por criar padrões de segurança na indústria de alimentos começou sua 38ª sessão nesta segunda-feira, em Genebra.

Entre os destaques do encontro estão decisões sobre níveis máximos de chumbo em frutas e vegetais, frescos e processados e uma série de normas para o uso seguro de aditivos alimentares e pesticidas.

Recomendações

A Comissão Codex Alimentarius é um órgão gerenciado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e pelo Programa das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

O encontro deve ainda incluir, entre outras, decisões sobre recomendações para prevenir resíduos de certos antibióticos em alimentos de origem animal por causa dos efeitos adversos na saúde humana.

A reunião vai até 11 de julho. A expectativa é de que a Comissão também apoie a criação, pela FAO e a OMS, de um novo fundo de US$ 3,3 milhões por ano. O valor é o equivalente a cerca de R$ 10, 3 milhões.

O objetivo do fundo é apoiar a participação mais ativa dos países em desenvolvimento em normas alimentares internacionais entre 2016 a 2026. O primeiro Fundo de Segurança da Comissão foi implementado entre 2004 e 2015.

Segurança na indústria de alimentos. Foto: FAO/Giulio Napolitano

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-