19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia canadense diz que “não existe mais ameaça para a segurança pública”

- Publicidade -

23/10/2014 08h24 – Atualizado em 23/10/2014 08h24

Fonte: Agência Brasil

Quase 12 horas depois do tiroteio no Parlamento do Canadá, a Polícia de Ottawa liberou o perímetro de segurança que havia isolado do público para procurar outros possíveis atiradores. “Não existe mais uma ameaça para a segurança pública na região”, informou em nota em seu site oficial e pelo microblog Twitter. A área do Parlamento, no entanto, continuará isolada do público para as investigações.

A Polícia de Ottawa disse ainda que a Real Polícia Montada do Canadá, a maior força de segurança do país, assumiu o comando das investigações e que ambas agradecem à população pela colaboração. A polícia local reforçou o pedido para que testemunhas do tiroteio ajudem nas investigações com depoimentos e enviando fotos ou vídeos sobre o incidente de hoje. “Os moradores vão continuar a vendo um aumento da presença policial em áreas-chave nos próximos dias”.

O tiroteio no Parlamento do Canadá e arredores, que aconteceu na manhã de hoje (22) em Ottawa, deixou as forças de segurança de todo o país em alerta, principalmente em prédios públicos, postos de fronteira, bases militares e aeroportos. O incidente que assustou o país começou quando um homem atirou no soldado Nathan Cirillo, de 24 anos, que fazia a guarda do Memorial Nacional de Guerra. O soldado morreu. O atirador se refugiou no Parlamento, onde foi morto durante tiroteio.

O atentado aconteceu dois dias após um homem suspeito de ter ligações com um grupo radical islâmico atropelar dois soldados canadenses em Quebec, matando um deles. O motorista fazia parte de uma lista com 90 nomes investigados pelas forças de segurança canadenses, o que levantou o alerta sobre ataques terroristas no Canadá, conhecido internacionalmente por sua tranquilidade e qualidade de vida de sua população.

Em Quebec, militares foram orientados a deixar de usar seus uniformes fora de suas bases, a não ser quando estiverem realizando operações, além de não fazerem paradas entre suas casas e a base, por exemplo, em postos de gasolina, creches e supermercados.

Durante o tiroteio, o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, estava no Parlamento e foi retirado do edifício. O perímetro de segurança junto ao Parlamento levou também ao fechamento da Universidade de Ottawa. A polícia também pediu para a população se manter em casa ou, pelo menos, longe do local. A residência oficial do primeiro-ministro, que fica em frente ao Parlamento, também foi evacuada.

O primeiro-ministro do país, Stephen Harper, participaria na tarde de hoje, em Toronto, de uma cerimônia na qual seria concedida a cidadania canadense a Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa de 17 anos ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2014. A adolescente se tornou mundialmente conhecida pela defesa dos direitos humanos das mulheres e seu acesso à educação, proibido pelos talibãs na região onde vivia e sofreu uma tentativa de assassinato.

Polícia canadense diz que "não existe mais ameaça para a segurança pública"

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-