20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Programa Mundial de Alimentos pede pausa humanitária na Síria

- Publicidade -

26/05/2015 16h20 – Atualizado em 26/05/2015 16h20

Fonte: Rádio ONU

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, pediu, esta terça-feira, que seja realizada uma pausa humanitária nos conflitos na Síria.

O objetivo da agência da ONU é permitir que os agricultores possam colher a safra deste ano e transportar a comida até a população mais necessitada.

Expectativa

A diretora-executiva do PMA, Ertharin Cousin, disse que “a expectativa é a de que o país tenha em 2015 a maior colheita dos últimos dois anos”.

Segundo ela, “num período de grande insegurança alimentar e deslocamento interno, é fundamental que as safras não sejam perdidas e que os alimentos permaneçam dentro do país”.

Cousin afirmou que todos devem apoiar o transporte livre, sem restrições, da comida através das frentes de combate. A chefe do PMA declarou que “isso vai permitir que o alimento disponível agora em uma parte do país chegue até os sírios, onde quer que eles estejam”.

Ela explicou que sem uma pausa humanitária dos dois lados, a população continuará faminta apesar da boa colheita. Além disso, o preço dos alimentos vai continuar alto.

Resiliência e Determinação

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura declarou que os sírios já demonstraram grande resiliência e determinação durante o conflito.

Segundo de Mistura, os agricultores devem ter a chance de ver suas safras serem levadas com segurança para a população durante esse período crítico.

Dados da ONU mostram que 12,2 milhões de pessoas, incluindo 5,6 milhões de crianças, precisam de ajuda humanitária na Síria. O número de mortos, em uma previsão conservadora, ultrapassou os 220 mil, mas as Nações Unidas dizem que o resultado final deve ser muito maior.

12,2 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária na Síria. Foto: PMA

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-