14.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saneamento básico é destaque do Dia Mundial do Toalete 2017

- Publicidade -

19/11/2017 14h45

Em todo o mundo, 4,5 bilhões de pessoas vivem sem acesso a banheiros em casa, um problema que gera doenças e mortes; iniciativa prevê quatro passos para alcançar Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Rádio Onu

Neste 19 de novembro, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial do Toalete. O simples acesso a um banheiro com esgoto sanitário apropriado ajuda a salvar vidas, como lembram os organizadores do evento. A informação foi dada a correspondentes pelo porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric.

Em todo o mundo, 4,5 bilhões de pessoas não têm acesso a um toalete dentro de casa.

Transporte

A data pretende inspirar ação para combater o que se tornou uma crise global de saneamento básico.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 visa aumentar o acesso ao saneamento básico e o tratamento correto de esgoto.

A proposta é alcançar todas as pessoas que não recebem o serviço até 2030, diminuir pela metade a proporção de esgoto não tratado além de promover a reciclagem segura.

Para isso, a ONU propõe quatro passos: o isolamento apropriado dos resíduos, transporte e tratamento adequados, além da eliminação de uma forma sustentável dos mesmos.

Fertilizantes

Os resíduos e fezes devem ser depositados num local seguro em fossas tratadas e longe do contato das pessoas.

Após uma reciclagem correta, os resíduos podem ser usados como fertilizantes e contrinuir para a geração de energia.

Para mais da metade da população mundial, os sistemas de saneamento básico não existem ou são ineficientes. Com isso, não só a saúde dos adultos, mas a de muitas crianças acaba sendo colocada em risco.

O problema custa a países em desenvolvimento cerca de US$ 260 bilhões por ano, ou 1,5% do Produto Interno Bruto, PIB, dessas nações.

Em contrapartida, cada dólar usado para resolver a questão poderia ser revertido em cinco vezes mais somente por manter as pessoas saudáveis e produtivas.

Saneamento básico é destaque do Dia Mundial do Toalete 2017

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-