23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Curso sobre estratégias para a conservação fortalece Polícia Ambiental

- Publicidade -

24/11/2014 10h54 – Atualizado em 24/11/2014 10h54

Curso sobre estratégias para a conservação fortalece as ações da Polícia Ambiental

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Encerrado no último sábado (22), o curso Estratégias para a Conservação da Natureza, promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para capacitação de policiais militares ambientais do Brasil, é reconhecido como uma ferramenta vital para ampliar os conhecimentos e redefinir as ações de fiscalização dos biomas, com ênfase para a educação ambiental e monitoramento dos recursos hídricos.

“O curso nos leva a uma reflexão sobre os métodos que aplicamos hoje nas operações e ações, as quais não devem focar apenas a fiscalização repressiva”, definiu o tenente Vitor Mendes Duarte, chefe de Operações da PMA/MS. “Devemos atuar sob uma nova ótica, interpretando o que está ocorrendo no meio ambiente, levando em conta também o comportamento humano e as questões sociais”, completou.

Na solenidade de entrega dos certificados, no último sábado, o tenente-coronel Joilson Queiróz, comandante do Batalhão da PM em Corumbá, representou o Comando-Geral da PM/MS. Ele lembrou, em sua fala, que também foi aluno do curso e ressaltou que a capacitação, além de gerar novos conhecimentos, “nos faz acreditar na causa em defesa do nosso meio ambiente”. Na oportunidade, o idealizador do curso, coronel Ângelo Rabelo, agradeceu o apoio do governo do Estado.

Pós-Graduação

Este ano, a décima edição da capacitação organizada pela Ong Instituto Homem Pantaneiro (IHP) incluiu um módulo não presencial, com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e Fundação Boticário, para cumprir exigências de um curso de pós-graduação. Os alunos (35 oficiais da maioria dos Estados e do Distrito Federal) terão o desafio de preparar seus trabalhos científicos, que deverão ser entregues até 30 de junho de 2015.

O curso durou dez dias (13 a 22 de novembro), com aulas teóricas e práticas, tendo o Pantanal de Corumbá como laboratório. Os alunos e instrutores ficaram a bordo de um barco-hotel, que navegou por 500 quilômetros pelo rio Paraguai, até o Parque Nacional do Pantanal, na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso. Os participantes conheceram as reservas Acurizal e Eliezer Batista e as comunidades ribeirinhas.

Integração

Os oficiais receberam noções sobre a legislação ambiental vigente, os desafios e perspectivas das políticas públicas, tecnologias de planejamento e controle ambiental, o ordenamento jurídico e, fundamentalmente, o papel da PMA na conservação dos mananciais, muitos dos quais ameaçados pela ocupação urbana. Também se discutiu estratégias de parcerias com instituições afins e o setor privado para fortalecer a Polícia Ambiental.

A capacitação também permite troca de experiências e maior integração entre as unidades da PMA espalhadas pelo País, além de uma releitura dos problemas estruturais, que são comuns entre as corporações. No final do curso, os oficiais propuseram em seus relatórios por região um novo planejamento das ações, como ampliação da educação ambiental nas escolas e programas de qualificação continuada dentro das PMAs.

“Estamos construindo um grande batalhão de proteção da natureza, em que as parcerias e convênios são essenciais quando se sabe que as unidades atuam nos seus limites de pessoal e orçamento”, disse o coronel Ângelo Rabelo, policial ambiental reformado. Segundo ele, até 2000 as PMAs, em sua maioria, atuavam apenas amparadas no conhecimento da legislação, “fator limitante para a melhor execução das atividades de fiscalização”.

Monografia

Este ano, foi implantado um projeto piloto com o objetivo de transformar o curso, que até então era apenas de extensão, em uma pós-graduação. Para isso, os policiais militares ambientais realizaram, de agosto a outubro, um módulo a distância, de 110 horas/aula. A proposta veio da Agência Nacional de Águas, devido ao grande volume de informação que poderia melhorar ainda mais a formação dos oficiais.

Para concluir o curso, os alunos deverão apresentar uma monografia sobre os vários temas envolvendo a Polícia Militar Ambiental e seus desafios na proteção da natureza e o futuro da corporação diante de um mundo moderno globalizado. “Os oficiais têm uma base científica e experiências acumuladas para superar mais este desafio”, observou o sociólogo e professor aposentado Jayme Doxssey, da Universidade Federal do Espírito Santo, palestrante do evento.

Curso sobre estratégias para a conservação fortalece Polícia Ambiental

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-