23.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em Dourados, 92% dos presos tiveram pai ausente na infância

- Publicidade -

20/07/2016 16h41

Pesquisa com 222 internos da PED mostrou ainda que apenas 6% dos pais visitam filho na cadeia. Delegado da PF alerta para atenção dos pais na infância

Fonte: O Progresso

Uma pesquisa realizada pelo delegado da Polícia Federal, Dênis Colares, mostra que 92% dos presos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) não tiveram pai presente na infância e na adolescência. O levantamento foi feito com 222 internos com o apoio do setor de psicologia do presídio. Segundo o delegado, a maioria dos entrevistados acreditam que só ingressaram no mundo do crime devido a ausência do pai. Esta falta que começou na infância e se arrastou ao longo da juventude ainda é sentida nos dias atuais. Segundo os entrevistados, apenas 6% dos pais (o homem) visita os filhos na cadeia. Para dar um basta nesses dados alarmantes, o delegado decidiu convocar os pais para cumprirem sua função. Para isto, vem realizando ao longo dos últimos anos nas escolas palestras com o tema “Pai presente: filho fora das grades”. A proposta é alertar os responsáveis que a ausência, principalmente da figura paterna na vida da criança, pode levá-la para o mundo do crime.

Recente pesquisa do Centro Socioeducativo de Minas Gerais comprova os números. Segundo o levantamento, 69% dos jovens nas Uneis foram abandonados ou não tiveram a atenção do pai. A triste realidade é vivida no mundo todo. Para se ter uma ideia, o Conselho dos Direitos das Crianças nos Estados Unidos, publicou pesquisa recente encomendada pelo Departamento de Serviços Humanos e Sociais do Governo daquele país e apontou que meninos e meninas sem um pai presente em suas vidas têm 63% mais possibilidade de fugirem de casa e 37% mais chances de utilizarem drogas. A pesquisa constatou ainda que, sem um pai presente, a criança tem duas vezes mais possibilidades de acabar na cadeia e quatro vezes mais chances de necessitar de cuidados profissionais para problemas de comportamento.

De acordo com o delegado Dênis Colares, a ausência do pai na vida do filho é muito grave e muitas vezes os efeitos são irreversíveis. “A maioria dos presos de alta periculosidade como os estupradores (60%) que eu entrevistei não tiveram a presença do pai em suas vidas. Não tiveram a atenção que mereciam e foram para o caminho da delinquência. Costumo citar uma frase que vi no filme “O Gladiador” que diz “os seus erros como filho, são meus erros como pai” e isto é uma verdade comprovada em Dourados. Por isso, estou chamando a atenção desses pais para que mudem seus comportamentos enquanto há tempo. Muitos passam várias horas na frente da TV assistindo partidas de futebol e não destinam nada de tempo para o filho, que cresce com a dificuldade de reconhecer os limites e de aprender regras de convivência social. O pai deve acompanhar as rotinas do filho, estar junto de suas atividades, impor limites e estar atento às amizades. Isto não está acontecendo. O que estamos vendo são pais que terceirizam para a escola a educação dos filhos. Prestem atenção! Hoje as crianças clamam por atenção e por limites e muitos pais não enxergam isso. Se o filho não encontra o exemplo dentro de casa ele vai procurar fora”, alerta.
Primeira Infância

A cidade de Dourados realiza nos dias 22 e 23 de julho, o Primeiro Seminário da Primeira Infância. O evento contará com palestra do ministro Osmar Terra, criador da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. O objetivo do evento é propor uma rede de atenção a crianças de 0 a seis anos, tendo em vista que problemas graves enfrentados logo no início da vida, como creches ruins, violência doméstica, saúde precária, educação fraca, ausência do pai, entre outros fatores podem interromper o desenvolvimento saudável do cérebro da criança e, com isso, determinar se ela terá uma base forte ou fraca de aprendizagem, comportamento e saúde. Ou seja, o que acontece na Infância deixa marcas para toda a vida.

O Seminário, que é uma iniciativa da Câmara Federal, através do deputado Geraldo Resende vem para propor um pacto pela Primeira Infância de Dourados, garantindo a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância, que é uma lei que cria uma série de programas, serviços e iniciativas voltados ao desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade. Ele coloca a criança nessa faixa etária como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas.
Conferencistas

A primeira palestra do evento será com o deputado federal licenciado e criador da Frente Parlamentar da Primeira Infância, Osmar Terra, atualmente ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário. Na próxima sexta-feira, 22, às 19h40, ele falará sobre “A importância da primeira infância e a trajetória de construção do Marco Legal da Primeira Infância”.

O senador José Medeiros, por sua vez, falará no sábado, 23, às 10h15, sobre o tema: “Impactos familiares dos vínculos afetivos. O parlamentar é presidente em exercício da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. Na sequência, haverá a apresentação da Lei 13.257, de 2016, pela doutora Ivânia Ghest, assessora do ministro Osmar Terra, cuja palestra será seguida de debates.

Delegado Dênis Colares diz que pais não devem terceirizar educação dos filhos. Foto: Hédio Fazan

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-