30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Índios armados invadem fazenda em Caarapó; produtores são recebidos a tiros

- Publicidade -

08/12/2014 23h56 – Atualizado em 08/12/2014 23h56

Fonte: Alô Caarapó

Aproximadamente 50 índios, entre homens, mulheres e crianças, invadiram neste domingo (7), por volta do meio dia, a Fazenda Toca do Jacaré, do produtor rural Ademir Bacchi, localizada em Caarapó.

Na tarde desta segunda-feira (8), por volta das 16h30, um grupo de cerca de 30 produtores rurais tentaram se aproximar da localidade invadida para observar a situação, mas ao chegarem perto foram recebidos a tiros de revólver e espingarda.

Conforme informações de produtores rurais a reportagem do Alô Caarapó local, os produtores rurais ficaram juntos por um bom tempo na antiga sede da Fazenda Jatobá, no local conhecido como “Figueira”, mas como fica muito distante do acampamento dos índios, quatro produtores rurais mais o fotógrafo, resolveram ir de caminhonete perto do local invadido para tentar fotografar o ambiente.

Enquanto o grupo tirava as fotos, alguns índios de forma estratégica foram caminhando ao encontro da caminhonete e quando o motorista e seus colegas perceberam estavam cercados pelos indígenas.

Os mesmos chegaram e em poucos segundos agrediram os produtores rurais. Neste momento, os demais produtores que estavam de longe funcionaram seus veículos e partiram para onde estava acontecendo o conflito.

Os índios, ao verem que os demais produtores estavam chegando, começaram a desferir tiros, sendo que um deles pegou de raspão em uma caminhonete. Como viram que eram muitos veículos, começaram a retornar para onde estão instalados.

O produtor rural, Olavo Trindade Caneppele (56), que passou por uma experiência dramática neste domingo, ao ser atacado com sua família, e mais o produtor rural Ademir Bachi, por um grupo supostamente indígena, conforme já foi publicado no Alô Caarapó, disse que os produtores não querem guerra e nem confusão, a não ser o direito de trabalhar e produzir em suas próprias terras.

Caneppele disse ainda que enquanto um grupo de produtores rurais foi para próximo das terras invadidas, outro grupo ficou no 2° Pelotão de Polícia Militar de Caarapó, na tentativa de negociar a ida dos policiais, como também da equipe da Força Nacional, que chegou a vir para Caarapó com a presença de quatro veículos.

Até a edição desta matéria nenhuma das polícias haviam se deslocado até as terras invadidas, haja vista, as mesmas dependerem de ordens de comandos, sendo que a Força Nacional depende diretamente de Brasília.

 Índio armado na Fazenda Toca do Jacaré. (Fotos: Alô Caarapó/Baltazar Fabiano )

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-