20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MPE MS propõe Ação Penal contra organização criminosa de narcotraficantes

- Publicidade -

24/08/2015 16h12 – Atualizado em 24/08/2015 16h12

Ministério Público Estadual propõe Ação Penal contra organização criminosa de narcotraficantes

Fonte: MPE/MS

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul propôs Ação Penal em desfavor de 12 integrantes de uma organização criminosa, especializada em remessa e distribuição de carregamento de drogas para outros Estados da Federação, que atuava fortemente no narcotráfico, nas cercanias da fronteira do Brasil com o Paraguai, com base nas cidades de Coronel Sapucaia e Amambai.

De acordo com o Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Amambai, a facção criminosa era composta por pelo menos duas quadrilhas interligadas, que começou a ser investigada pela Polícia Federal de Ponta Porã no ano passado, no deslinde da Operação Diáspora (que significa dispersão dos povos), quando os denunciados, tratando da logística do entorpecente no Brasil, passaram a ter contatos frequentes entre si, de diversas localidades, por meio telefônico, sob intenso monitoramento pelo serviço de inteligência da polícia.

Segundo consta na denúncia, as quadrilhas seriam responsáveis pela distribuição de entorpecentes para a região, bem como para diversas localidades do País, especialmente os Estados de Mato Grosso, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Para a execução das ações do grupo, voltadas a angariar fundos para a facção criminosa, cooptavam inclusive adolescentes, que atuavam como “mulas”, e, na tentativa de frustrar a atividade policial, a organização criminosa mantinha a maioria de seus contatos na língua guarani, idioma oficial do Paraguai.

No curso das investigações, foram realizadas ações controladas, que fundamentaram várias prisões preventivas, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas e de bens, entre eles caminhões e outros tipos de veículos automotores.

Houve ainda o registro de três prisões em flagrante delito, que ensejou a apreensão de quase seis toneladas e meia de droga, resultando assim em grande prejuízo ao tráfico.

Ainda de acordo com o Promotor de Justiça, o esquema criminoso, voltado ao narcotráfico interestadual, se apresentava como uma verdadeira corporação com estrita organização e subdivisão hierárquica, composta por membros da liderança e gerência, que desempenhavam suas funções com controle de obediência de seus empregados, todos visando a mercancia de drogas e o lucro fácil, com conexões variadas no mercado.

A Ação Penal tramita na 2ª Vara Criminal da comarca de Amambai.

MPE MS propõe Ação Penal contra organização criminosa de narcotraficantes

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-