15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS é o 6º do Brasil onde Forças Armadas mais agiram contra tráfico de drogas

- Publicidade -

03/01/2018 08h30

Algumas ações em MS são treinamento para o Sisfron

Fonte: Midia Max / Danielle Valentim

O mapa das 183 ações de segurança das Forças Armadas, divulgado pelo Estadão, coloca Mato Grosso do Sul em 6º lugar no ranking onde o Exército e Marinha mais participaram de operações ligadas à segurança pública. O Rio de Janeiro está no topo da lista com 36 ações, sendo 41% destinadas ao combate aos grupos organizados e armados de traficantes de drogas.

No Distrito Federal, que está em segundo lugar com 23 ações, o Exército ou Marinha se apresenta na proteção de eventos e de autoridades. Pará, Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul completam a lista de unidades da federação com maior número de operações.

Em novembro de 2017, por exemplo, 800 militares do Exército e policiais militares participam de mais uma fase da operação Ágata, na região de fronteira do Brasil com o Paraguai. Por segurança, o Exército não informou quais as rodovias foram fiscalizadas na época, mas garantiu que a ação se estendeu de Guaíra, no Paraná, até Caracol, no sul de Mato Grosso do Sul.

Em uma fase anterior, no mês de julho, os militares realizaram a operação durante três dias e apreenderam mais de R$ 13 mil em produtos contrabandeados, além de 48 munições e duas armas longas. Em dezembro, entre os dias 19 e 20 de dezembro, Operação Vulcão, do Exército Brasileiro realizou a destruição inédita de nove mil armas.

Em Mato Grosso do Sul, boa parte das operações, divididas entre o combate ao tráfico de drogas, contrabando de produtos, munições e armas, fazem parte do treinamento para o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteira).

No dia 25 de outubro de 2017, um grupo de 3,4 mil militares do Exército de cinco municípios da região sul do Estado participou da Operação Panduí, para uma simulação em veículos de guerra, armas e pontos de bloqueio.

Sisfron

O projeto-piloto do Sisfron funciona na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e abrange cerca de 650 quilômetros de fronteiras no estado, que são monitorados por radares fixos e móveis, sensores óticos e câmeras de longo alcance. Mato Grosso do Sul está localizado na fronteira do Brasil o Paraguai e a Bolívia.

O Sisfron está em fase de testes e foi criado para proteger a fronteira do narcotráfico e contrabando. O sistema é composto de radares, veículos, computadores e sistemas de comunicação de última geração. O projeto piloto do Sisfron deve ficar pronto até 2021 e vai abranger mais de 16 mil quilômetros de fronteira no Brasil.

O projeto também engloba comunicações táticas e estratégicas, e conta com tropas do exército, caminhões, trens, helicópteros e blindados. O monitoramento de vídeo será feito pelo exército por câmeras e transmitido em tempo real para o centro de comando. O sistema prevê que podem ser usados também câmeras de longo alcance, satélites e veículos não tripulados, que podem filmar e tirar fotos.

Foto: Divulgação

MS é o 6º do Brasil onde Forças Armadas mais agiram contra tráfico de drogas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-