15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

PF desarticula organização criminosa que fraudava o fisco federal

- Publicidade -

25/02/2015 10h14 – Atualizado em 25/02/2015 10h14

Fonte: PF – MS

Dourados/MS – A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou hoje (25) a Operação Bumerangue*, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar o Fisco Federal nos estados do MS, PR, SC e SP. Levantamento inicial aponta para mais de R$ 250 milhões em transações comerciais realizadas pelo grupo investigado.

Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária, 39 conduções coercitivas e 35 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa, situadas nos estados do MS (Dourados, Ponta Porã e Campo Grande), PR (Cascavel, Chopinzinho, Londrina e Ibiporã), SC (Garuva) e SP (São Paulo –Capital – Bauru, Rio Preto, São José do Rio Preto, Votuporanga, Limeira, Catanduva e Mogi das Cruzes). Participam das ações 60 servidores da Receita Federal e cerca de 210 policiais federais.

Com o início das investigações, foi identificado esquema de fornecimento, em cidades sul-mato-grossenses próximas à fronteira, de produtos siderúrgicos de origem nacional exportados. As mercadorias saiam do país e depois retornavam de forma descaminhadas, não havendo o regular recolhimento dos tributos devidos. As notas fiscais eram canceladas, constatando-se que, na grande maioria dos casos, o grupo investigado utilizava-se da denominada exportação fictícia ou simulada.

Com a deflagração da operação, os órgãos envolvidos apuram os indícios de prática de crimes como formação de quadrilha, falsidade ideológica, descaminho, corrupção ativa e passiva e evasão de divisas, dentre outros.

*O nome dado à operação, “BUMERANGUE”, faz referência ao objeto geralmente de madeira e em forma arqueada que, após lançado, descreve curva e retorna à mão do arremessador.

Operação Bumerangue cumpre 12 mandados de prisão temporária e apreensão de bens materiais para investigação / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-