28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

PMA retira em 2 km de rede nos rios Pardo e Paraná e liberta peixes

- Publicidade -

06/03/2015 13h15 – Atualizado em 06/03/2015 13h15

Fonte: PMA

Campo Grande (MS) – Duas equipes de Policiais Militares Ambientais de Bataguassu retiraram entre a tarde do dia 4 (quarta) e manhã do dia 5 de março (quinta) cerca de 2 mil metros de redes de pesca dos rios Paraná e Pardo.

Os petrechos, com malhas de 90 milímetros, 100 mm e 140 mm, encheram um barco e uma lancha e foram descobertos durante fiscalização preventiva à pesca predatória no lago da Usina Sérgio Motta, em Bataguassu. No rio Pardo os policiais ainda retiraram 43 anzóis de galho, que são proibidos.

Durante a retirada das redes foram soltos no rio cerca de 45 kg de peixes das espécies, piau, curimbatá, tilápia, piranha, curvina e piapara que estavam vivos e presos aos petrechos de pesca proibidos. Os proprietários das redes não foram identificados.

As redes de pesca são proibidas em rios de Mato Grosso do Sul, mas permitidas nos lagos das usinas hidrelétricas do rio Paraná para o pescador profissional, desde que identificados e com malha de tamanho de 140 milímetros ou maior.

Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor a permitida, como neste caso, 90 mm, e não identificam. Muitos pescadores amadores também utilizam esses petrechos sem previsão legal, o que caracteriza crime ambiental. Além disso, existem dificuldades de localização dos pescadores, pois eles armam os petrechos e só retornam para recolher os peixes. Dessa forma, ficam em um período pequeno no rio.

A manutenção da fiscalização e retirada destes petrechos precisam ser constantes, tendo em vista a grande capacidade de captura e morte dos peixes e de depredação dos cardumes. Na semana passada a Polícia Militar Ambiental de Bataguassu já havia retirado 500 metros de redes do Rio Paraná.

A PMA continuará com a fiscalização no local para evitar a pesca predatória e a depredação dos cardumes. O uso de redes sem identificação ou com malha com tamanho inferior a 140 mm por pescador profissional é crime. Para o pescador amador não há nenhuma possibilidade de uso de redes de pesca por lei, então seu uso também é crime. A pena é de um a três anos de detenção.

Cerca de 2 mil metros de redes de pesca dos rios Paraná e Pardo / PMA/Bataguassu

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-