20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aliados e adversários saem em defesa de Renan

- Publicidade -

28/05/2016 17h37 – Atualizado em 28/05/2016 17h37

Apesar das gravações feitas pelo ex-­presidente da Transpetro Sérgio Machado, tanto aliados como adversários defendem que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-­AL), não deve ser tirado do cargo

Fonte: Brasil 247

Após a divulgação das gravações feitas pelo ex-­presidente da Transpetro Sérgio Machado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB­/AL), se tornou uma unanimidade, pois tanto aliados como adversários políticos avaliam que ele não deve ser tirado do cargo.

Para o senador Humberto Costa (PT-­PE), uma eventual saída de Renan seria prejudicial, porque tanto o Executivo e Câmara já estão com seus presidentes afastados, Dilma Rousseff e Eduardo Cunha, e o país funciona com certa precariedade institucional. Segundo ele, não há, nas gravações divulgadas até o momento, nada que possa ser considerado obstrução da Justiça.

“São opiniões políticas que estão colocadas e que poderiam gerar insatisfação em ‘a’ ou ‘b’. Renan tem um papel importante, é um fator de estabilização neste momento em que tem a Comissão do Impeachment funcionando”, disse ele.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede­-AP), oposicionista, avaliou que as conversas mantidas entre Renan e Machado podem não ser éticas, nem adequadas, mas, de acordo com o parlamentar, não há motivo concreto que o inviabilize no comando do Senado. As entrevistas foram publicadas na Agência O Globo.

“Ainda não há elementos para situação dele seja de ter que sair da presidência da Casa. Não vejo nas gravações qualquer menção de que agiu claramente para obstruir a Justiça, diferentemente dos casos do senador Romero Jucá e do ex­presidente José Sarney”, afirmou.

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), aliado e amigo de Renan, afirmou que, além não existirem motivos para o afastamento de Renan, o peemedebista defende nas conversas com Machado dois pontos que pregou publicamente.

“Renan era contra a recondução do Janot, fez campanha contra ele e contra a indicação de Edson Fachin para ministro do Supremo. Quando Fachin me procurou para pedir voto, perguntou se a posição do Renan o catapultava para fora da vaga”, complementou.

O parlamentar lembrou que o presidente do Senado defende há tempos regulamentação da delação premiada, de forma que o delator não seja dono de uma verdade absoluta. “Nessa posição, Renan não está sozinho. Muitos como eu defendem um debate sobre a validade de delações, porque delatores podem criar uma fantasia e ninguém pode contraditá­los. Vira uma verdade”, acrescentou.

Senador Renan Calheiros (PMDB/AL) / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-