18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Deputado diz que vai ao MPF solicitar investigação sobre conflito indígena

- Publicidade -

30/08/2015 19h48 – Atualizado em 30/08/2015 19h48

O conflito que começou no último sábado (22)

Fonte: Clayton Neves /Midiamax

Em meio ao intenso conflito que envolve índios e produtores rurais na região de Antônio João -distante 341 quilômetros de Campo Grande – o deputado federal Zeca do PT disse por meio de nota, que vai entrar nesta segunda-feira (31), com uma ação no MPF (Ministério Público Federal) solicitando a ‘completa apuração e responsabilização dos fatos ocorridos’ no município.

O pedido de investigações será feito em parceria com entidades ligadas aos movimentos sociais, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), CUT (Central única dos Trabalhadores e CDDH-MS (Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul).

Zeca do PT também critica a atuação da Força Nacional, que desde a noite de sábado (29), está na área de conflito. “Todo aparato de segurança DOF (Departamento Operações de Fronteira), Força Nacional, trata mais de proteger os fazendeiros, do que tranquilizar e proteger as reais vítimas da violência”, afirma.

O conflito que começou no último sábado (22), já resultou na morte do índio Semion Vilhava na tarde de sábado (30), e de vários feridos, entre eles, uma criança de um ano de idade, ferida na cabeça por uma bala de borracha.

A área reivindicada pelos indígenas, de 9.300 hectares é chamada de terra indígena Nhanderu Marangatu, e chegou a ser homologada em junho de 2005, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, à época, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim, anulou o ato, a pedido dos fazendeiros.

Deputado federal Zeca do PT (PT/MS) / Foto: Diogo Gonçalves

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-