28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cartório Eleitoral divulga lista de mesários das eleições em Amambai e Sapucaia

- Publicidade -

29/07/2014 16h16 – Atualizado em 29/07/2014 16h16

Cartório Eleitoral divulga lista de mesários das eleições em Amambai e Coronel Sapucaia

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Em todo o Brasil, eleitores estão sendo convocados para trabalhar como mesários nos dias de votação. Nos municípios de Amambai e Coronel Sapucaia não é diferente, 90% dos 476 mesários já foram avisados sobre a responsabilidade com a lei no dia 5 de outubro.

O processo de convocação dos mesários é feito por um sistema de sorteio aleatório entre maiores de 18 anos, por isso qualquer pessoa em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser chamada. O eleitor que quiser participar, ainda pode se oferecer como voluntário no Cartório Eleitoral e se ainda existirem vagas, pode vir a trabalhar nas eleições.

Todos os convocados já receberam em suas residências uma carta convocatória ou se esta foi devolvida, acabaram por ser contatados através de outros meios de comunicação. “No caso de não ser encontrado nenhum contato, o candidato será substituído”, afirma a chefe do Cartório e analista judiciária, Melissa Antunes da Silva.

Ela explica que a devolução das cartas acontece em grande parte pela falta de atualização dos números das residências.

Cumprimento

De acordo com o Cartório Eleitoral, a participação dos convocados é obrigatória, porém os eleitores nomeados para compor a mesa receptora podem apresentar um pedido de dispensa à Zona Eleitoral num prazo de até cinco dias depois da convocação.

“Se o juiz eleitoral deferir o processo, o candidato será substituído por um reserva”, disse Melissa. O requerimento de dispensa será aceito apenas em casos de força maior devidamente comprovado.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, caso o convocado não apareça ao pleito sem apresentar uma justificativa até 30 dias após a eleição, pode responder a processo por descumprimento da ordem judicial, com pena de multa de R$ 520,00 ou de acordo com o prejuízo causado ao andamento do pleito, que pode terminar com uma punição penal.

Convocados

Conforme levantamento realizado no mês de maio pelo TRE, o Estado contará com cerca de 23 mil mesários, entre voluntários e convocados que contribuirão com o processo eleitoral democrático.

Em Amambai, o total de seções será de 85, com 340 mesários. Já em Coronel Sapucaia, esse número é menor, sendo de 40 seções e 160 mesários.

A partir do momento que a convocação é recebida, o mesário deve procurar o Cartório Eleitoral para atualizar seus dados, assinar a carta convocatória e receber demais instruções.

Benefícios

O trabalho de mesário tem diversas vantagens que condizem com a responsabilidade exigida da função. O eleitor é dispensado do trabalho e tem direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado e de treinamento. Também recebe auxílio alimentação e, se for universitário, a experiência pode ser considerada atividade extracurricular para cursos de graduação. Além disso, caso esteja previsto em edital, a prática pode servir como critério de desempate em concurso público.

Os treinamentos para presidente, 1º mesário, 2º mesário e 1º secretário acontecem nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, em Amambai, no auditório da Secretária Municipal de Educação (Semed), respectivamente.

Já em Coronel Sapucaia, o treinamento para presidente e 1º secretário acontece no dia 22 de setembro e para 1º e 2º mesário no dia 23 do mesmo mês, na Câmara Municipal. No dia 24, em Amambai, os auxiliares do juiz, que são convocados pelo mesmo para cargos de confiança, participarão de seu treinamento.

1ª Zona Eleitoral

A repartição, através do juiz, Ricardo da Mata Reis, atende um total de 33.400 eleitores dos dois municípios incluindo as áreas indígenas e os assentamentos rurais Sebastião Rosa da Paz e Guanabara, através das 126 sessões da comarca.

O expediente acontece de segunda a sexta-feira, no Cartório Eleitoral, localizado na rua Antônio Martins Dutra, 1521, entre ás 12 e às 18 horas.

Os nomes dos convocados podem ser encontrados no arquivo a seguir:


O Cartório Eleitoral convocou os mesários para as eleições / Foto: Moreira Produções

Equipe de trabalho do Cartório Eleitoral / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-