31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambaienses opinam sobre Eleições 2014

- Publicidade -

26/08/2014 14h43 – Atualizado em 26/08/2014 14h43

Eleições 2014: Amambaienses opinam sobre mudanças para a cidade, estado e país

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – O primeiro turno das eleições 2014 acontece no dia 5 de outubro e há variedade de candidatos possíveis para serem eleitos. O pleito vai eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais; o governador e vice-governador do Distrito Federal e os deputados do Distrito Federal.

Mas você realmente sabe o que cada um desses cargos exerce dentro da política no Brasil? Confira essa resposta abaixo:

Presidente: Autoridade máxima do Poder Executivo e da República, cabendo a ele/ela as tarefas de chefe de Estado e o chefe de governo. Caso o/a presidente/a esteja ausente, quem assume o poder é o/a vice-presidente, seguido do/a presidente/a da Câmara dos Deputados, presidente/a do Senado e presidente/a do Supremo Tribunal Federal.

Deputados Federais: É o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil. Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição Federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte para confecção de nova Constituição.

Senadores: São os membros representam os estados-membros de uma federação dentro do senado. Sua responsabilidade é a de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar o Presidente da República e analisar e votar projetos de lei, entre outras atividades.

Governadores: Governador é o mais elevado cargo político eletivo que representa a autoridade máxima do poder executivo. Representa o poder da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais.

Deputados Estaduais: Representante popular estadual, tem como função legislar, no campo das competências legislativas do Estado, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.

O jornal eletrônico Amambai Notícias saiu às ruas para saber o que os munícipes de Amambai gostariam de mudar no Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul se fossem eleitos para ocupar um desses cargos. As respostas bateram na maioria das entrevistas, entre elas o incentivo a educação e as melhorias na saúde.

Para Geralda Vasquez, da comunidade indígena de Amambai, entre as coisas que faria em primeiro momento estão as melhorias na saúde e a geração de emprego. “Saúde é algo de extrema necessidade em todos os lugares, sempre dizem que vai melhorar, mas no final nada é feito”, diz ela.

Sobre a Aldeia, Geralda fala sobre a falta de emprego, pois os que não querem trabalhar roubam dos que trabalham. “Tem sim lugar para plantar, porém estes não estão interessados no serviço, mas sim na vida fácil”, acrescentou.

Ludmila Arguello foi outra das entrevistadas, segundo ela, dentro do Estado, o que mais faz falta é a geração de emprego. No Brasil em um inteiro, ela fala sobre a saúde pública, que passa por um descaso da administração.

O assistente social Antônio Franco afirma que muitas coisas precisam ser mudadas e que em sua opinião, a educação é uma das questões prioritárias, principalmente quanto à valorização de seus profissionais.

“É inadmissível, por exemplo, que professores cheguem a sala de aula e sigam um protocolo com base apenas no livro didático, onde cada dia trabalhe uma página do mesmo livro, que na maioria das vezes, se quer traz uma realidade parecida com a do aluno”, conta ele.

Segundo ele, a valorização do professor não é apenas o aumento de seu salário, mas sim sua capacitação, para que falhas sejam sanadas.

Antônio acrescenta que em outro plano exigiria ou proporia leis e o cumprimento das que existem para uma maior participação da família no acompanhamento escolar.

Para Raul Emmanuel Neves, a coisa mais importante para o Brasil no momento é o incentivo a educação e para o estado do Mato Grosso do Sul é a geração de emprego através de indústrias de fora que podem ser instaladas em municípios, entre eles Amambai.

“Normalmente o que acontece no município é abrir uma empresa e fechar três, a partir do momento que existir o capital de giro, gera emprego e comércio se beneficia”, afirma ele.

Rodrigo Venialgo opinou dizendo que profissionalização é o mais necessário para o país, segundo ele as oportunidades de emprego seriam maiores para os que têm interesse. Além da geração de emprego, Rodrigo fala sobre os investimentos na educação.

O estudante Leonardo Morais diz que entre seus planos de governo estariam investimentos na educação, entre eles um projeto de lei que obrigasse o ensino de música dentro das escolas.

Melhorias na saúde e no transporte público seriam as escolhas de Diogo Campos, para ele este seriam dois projetos a curto prazo, ao contrário da educação, que levaria cerca de 10 anos para sofrer uma mudança visível.
Entre os candidatos que concorrem a vagas no poder legislativo estão Dirceu Lanzarini (PR), Derli Jaime (PMDB), Carlinhos (PPS) e Roberto Protético (PSD).

Primeiro turno das eleições acontece no dia 5 de outubro.

Senado Federal.

Geralda Vásquez / Foto: Moreira Produções

Raul Emmanuel Neves / Foto: Moreira Produções

Diogo Campos / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-