14.5 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Em assembleia, trabalhadores na Reme de Amambai deflagram greve

- Publicidade -

21/10/2014 20h38 – Atualizado em 21/10/2014 20h38

Em assembleia, trabalhadores na Reme de Amambai deflagram greve

A paralisação vai iniciar com um dia na primeira semana (quinta-feira (23), dois dias na segunda semana e três dias na terceira semana

Fonte: Assessoria do Simted

Amambai (MS) – Demonstrando insatisfação com o tratamento que têm recebido do poder executivo municipal, os trabalhadores da rede municipal de ensino de Amambai aprovaram em assembleia geral o início de uma greve. A assembleia aconteceu na manhã desta terça-feira (21), no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted).

Paralisação
A proposta aprovada é de paralisar as atividades por um dia, na primeira semana, iniciando nesta quinta-feira (23); dois dias consecutivos, na segunda semana. e três dias, na terceira semana e, caso não haja negociação com o executivo, não encerrar o ano letivo.

Reivindicações
Entre as principais reivindicações apresentadas pela categoria, está o cumprimento da Lei Federal número 11.738/08, a chamada Lei Piso, a partir do dia 1º de janeiro, com correção do piso conforme índice do Ministério da Educação (MEC) e o estabelecimento de uma política de valorização dos profissionais da educação com crescimento progressivo até chegar no piso nacional da categoria para 20h/aula.

De acordo com a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, o prefeito não tem demonstrado o menor interesse em dialogar com a categoria. “Já encaminhamos diversos ofícios ao executivo e ele não tem manifestado disposição em receber a diretoria do sindicato”, lamenta Olga. “A única resposta que nos deu foi que não tem nenhuma proposta formulada”, disse.

Outro lado
A secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, afirma que o executivo municipal está cumprindo com o pagamento do piso e que a decisão pela greve é precipitada. Vera diz também que a administração está aguardando a divulgação do novo índice nacional de correção do piso salarial para definir uma proposta junto aos trabalhadores da educação. “Considero a decisão precipitada e de caráter político. Mesmo assim, continuamos abertos à negociação com o sindicato”, diz a secretária.

Convocação
O Simted está convocando os trabalhadores dos Centros de Educação Infantis (CEIs) para participarem de uma reunião. A reunião será realizada nesta quarta-feira (22), às 16h, na sede do sindicato.

A decisão pela greve foi tomada durante assembleia realizada nesta terça-feira  (21) / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-