21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

A tecnologia dos drones revolucionando a agricultura mundial

- Publicidade -

20/09/2017 09h15

Fonte: Aprosoja/MS

Apesar da crise econômica e política que assola o nosso país, nos últimos anos, o setor agrícola tem sido uma válvula de escape para a economia nacional. Muitos desses resultados, são frutos de uma investida tecnológica na agricultura, realizada nos anos anteriores. Há alguns anos se observa uma produtividade por hectare (tente lembrar quanto era à sua produção por hectare nos anos 2000). Entretanto, atualmente verificamos uma produtividade muito superior. Então, o que mudou de lá para cá, para que o agricultor tenha obtido estes melhores resultados?. O que mudou foi o emprego da tecnologia em favor do agricultor. Além de ter trazido resultados econômicos imediatos, a tecnologia, facilitou a vida do homem do campo, trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida do produtor. Desta forma, consegue-se perceber a importância da tecnologia para a agricultura. Além da necessidade de continuar com a evolução tecnológica no campo.

Atualmente, a tecnologia que tem se destacado, em âmbito mundial e principalmente na agricultura é a utilização dos famosos Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), mais conhecidos como DRONES. Os drones são veículos leves não tripulados controlados através de controle remoto. Alguns destes equipamentos possuem autonomia de até 8 horas e podem monitorar áreas de até 200 km². A National Geographic, ressalta algumas utilidades dos drones no campo, tais como; Identificar plantas que podem estar com doenças específicas ou infestações de insetos; Obter visão panorâmica de todas as culturas praticadas; Delimitar as áreas de uma propriedade.

Além das utilizações gerais, citadas acima, é válido apresentar uma profunda análise sobre algumas utilizações práticas dos drones na lavoura. A seguir, uma análise sobre 6 utilizações de drones na agricultura, por Michal Mazur, PwC:

1. Análise do solo e do campo: os drones podem ser instrumentais no início do ciclo da cultura. Eles produzem mapas 3-D para a análise precoce do solo, que é útil no planejamento de padrões de plantação de sementes. Após o plantio, a análise do solo através de drones pode fornecer dados para a irrigação e o gerenciamento de nitrogênio.

2. Semeadura: Algumas Startups criaram sistemas de semeadura com drones que atingem uma taxa de absorção de 75% e diminuem os custos de plantio em 85%. Esses sistemas disparam sementes e nutrientes no solo, fornecendo toda nutrição necessária para sustentar o ciclo de vida da planta.

3. Pulverização: equipamentos de medição de distância, tais como, eco-ultrasons e lasers, permitem que o drone ajuste a altitude à medida em que a topografia e a geografia variam, evitando colisões. Consequentemente, os drones podem escanear o solo e pulverizar a quantidade correta para a cobertura uniforme do terreno. Como resultado, este método aumenta a eficiência com redução da quantidade de produtos químicos que penetram nas águas subterrâneas. Além disto, os especialistas estimam que a pulverização aérea é cinco vezes mais rápida com os drones do que com máquinas tradicionais.

4. Monitoramento de culturas: grandes campos e baixa eficiência no monitoramento de culturas criam o maior obstáculo da agricultura. Os desafios de monitoramento são exacerbados por condições climáticas cada vez mais imprevisíveis, que geram riscos e custos de manutenção no campo. Anteriormente, as imagens de satélite ofereciam a forma mais avançada de monitoramento. Mas havia inconvenientes. As imagens tinham que ser encomendadas com antecedência, podiam ser tomadas apenas uma vez por dia e eram imprecisas. Além disso, os serviços eram extremamente caros e a qualidade das imagens eram precárias. Atualmente, as animações das séries temporais podem mostrar o desenvolvimento preciso de uma cultura e revelar ineficiências de produção, permitindo um melhor gerenciamento de culturas.

5. Irrigação: os drones com sensores hiper espectrais, multi espectrais ou térmicos podem identificar quais partes de uma lavoura estão propensas à seca ou precisam de melhorias. Além disso, uma vez que a cultura está crescendo, os drones permitem o cálculo do índice de vegetação, que descreve a densidade relativa e a saúde da cultura, e mostra a assinatura de calor, a quantidade de energia ou o calor que a cultura produz.

6. Avaliação da saúde: é essencial avaliar a saúde das culturas e detectar infecções bacterianas ou fúngicas nas plantas. Ao escanear uma cultura usando a luz visível e infravermelho próximo, os dispositivos transportados por drone podem identificar quais plantas refletem diferentes quantidades de luz verde e luz NIR. Esta informação pode produzir imagens multi espectrais que acompanham as mudanças nas plantas e indicam a saúde da planta. Uma resposta rápida pode salvar uma lavoura inteira. Além disso, assim que uma doença for descoberta, os agricultores podem aplicar e monitorar com mais precisão. Estas duas possibilidades aumentam a capacidade de uma planta superar a doença. E, no caso de falhas de colheita, o agricultor poderá documentar perdas de forma mais eficiente para reivindicações de seguros.

No Youtube, vídeos a respeito do uso de drones na agricultura atingem quase 1 milhão de visualizações e podem ser um próximo passo para conhecer mais sobre esta tecnologia.

Em suma, verificamos que os drones são uma das principais tecnologias elegíveis para as lavouras nos próximos anos.

Autor: Matheus Cadori – Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A tecnologia dos drones revolucionando a agricultura mundial

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-