26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Aprosoja/MS e Banco do Brasil firmam parceria para incentivar seguro agrícolas

- Publicidade -

29/04/2016 21h24 – Atualizado em 29/04/2016 21h24

Aprosoja/MS e Banco do Brasil firmam parceria para incentivar aquisição de seguros agrícolas

Fonte: Assessoria de Imprensa Aprosoja/MS – Liana Feitosa

Na agricultura, uma ferramenta é fundamental na garantia de proteção financeira dos envolvidos nas cadeias produtivas do setor: o seguro agrícola. Pensando nessa defesa, a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) firmou planos de ação com o Banco do Brasil com objetivo de fomentar a adoção de seguros agrícolas e, ainda, apontar novos modelos de proteção financeira disponíveis no mercado.

“A Aprosoja/MS tem estreitado o diálogo com o Banco do Brasil focada em desenvolver ações de parceria na divulgação de informações sobre produtos de seguro. O BB, como principal agente financiador de recursos controlados do Estado, tem papel importantíssimo na comercialização de seguros agrícolas”, detalha Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja/MS.

Atualmente, essa instituição financeira é responsável por 83,59% dos recursos destinados a financiamento de custeio das safras agrícolas em Mato Grosso do Sul.

Proteção

“O seguro agrícola é uma excelente ferramenta de proteção do produtor rural e da safra, tanto de crédito, como de capacidade de pagamento. Além disso, também proporciona segurança às agências financeiras e às empresas de mercado que irão receber, do produtor, os valores por ele financiados”, amplia Bortolotto.

Os seguros ainda resguardam o Estado já que, quanto maior a área assegurada e maior o número de produtores utilizando essa ferramenta, menores são os possíveis impactos que intempéries climáticas possam causar, inclusive, na economia.

Para o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Evaldo Emiliano de Souza, a parceria é enriquecedora pelo papel desempenhado pela Aprosoja/MS.

“A Aprosoja tem uma proximidade muito importante com os produtores rurais e já trabalha com o compartilhamento de informações do agronegócio, o que é importante para todos os envolvidos no setor, inclusive para nós, que buscamos muito isso. Essas iniciativas contribuem para o fortalecimento institucional e mostra a importância do seguro, que é mitigador de risco”, analisa Evaldo.

Como ampliar

Para ampliar o acesso dos produtores rurais aos benefícios e modalidades de seguros agrícolas, a Aprosoja/MS e o Banco do Brasil começaram, no último dia 19, a traçar propostas de ações estratégicas conjuntas para levar ao conhecimento do produtor rural.

As informações serão disponibilizadas nos sindicatos rurais, em eventos da Aprosoja e através de treinamentos de colaboradores das agências financeiras.

Além disso, ambas as instituições têm o objetivo de buscar produtos mais personalizados, que atendam diferentes perfis de produtores e realidades do campo, ampliando as vantagens para aquisição dessas ferramentas.

Com a parceria, busca-se priorizar a segurança financeira dos produtores, do agronegócio, e sua sustentabilidade. “O seguro é mais uma forma de garantia de sustentabilidade do negócio do produtor, e também garantia de sustentabilidade econômica da agricultura. Tudo isso ocorre de forma integrada e aprimorada na parceria entre as instituições, tanto para o agente financeiro, quanto para a associação que defende os interesses do produtor rural e busca o fomento da agricultura”, finaliza Bortolotto.

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-