16.2 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Assinada norma que amplia prevenção à influenza aviária

- Publicidade -

23/02/2017 08h54

Fonte: Iagro

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou Instrução Normativa (IN) que intensifica os cuidados de prevenção à influenza aviária. Mais de 40 representantes da agroindústria e de associações ligadas ao setor participaram do encontro, realizado terça-feira (21) na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A partir da publicação da nova IN no Diário Oficial, que deve ocorrer nos próximos dias, proprietários de granjas terão um prazo para se adequarem às novas regras, sob pena de restrição de alojamentos. Em comum acordo, foi negociado um período maior para a colocação de telas de proteção nos criatórios.

Entre os principais critérios para o gerenciamento de granjas inadequadas estão o cercamento, a instalação de arcos de desinfecção e o tratamento da água que é utilizada em todos os processos. O objetivo é reforçar e atualizar o programa de gestão de risco nos estabelecimentos avícolas de todo o Brasil.

“Todas as mudanças foram amplamente discutidas ao longo dos últimos dois anos com profissionais do setor e pelo nosso Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária (GEPIA). O Brasil é o líder mundial na exportação de frango, e reforçar o controle e a segurança fará com que a gente expanda ainda mais”, explica Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

Dentro dos prazos estabelecidos, os produtores deverão protocolar um pedido de registro na Secretaria da Agricultura ou nas agências de defesa estaduais.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-