20.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Custos de produção da soja sobem 20% na safra 2014/2015

- Publicidade -

27/08/2014 10h19 – Atualizado em 27/08/2014 10h19

Fonte: Canal Rural

O custo de produção da safra de soja foi destaque na reunião da Câmara Setorial da Soja, realizada nesta terça, dia 26, em Brasília. Os custos de produção da soja aumentaram cerca de 20% em relação ao último plantio.

Nessa conta entram os gastos com sementes, que chega a oito sacas por hectare; com agrotóxicos, que chega a 12 sacas por hectare; e com fertilizantes, 15 sacas por hectare. Números estes que podem tornar a próxima safra a mais cara da história, segundo os produtores.

– A gente precisa manter um programa com a Embrapa para orientar o produtor. No ano passado se gastou de 10 a 12 sacas por hectare com defensivos e a gente pode reduzir isso. Muitas vezes está se gastando R$ 100, R$ 150 a mais porque está faltando orientação correta de que produto usar contra lagarta e assim por diante – diz o presidente da Câmara Setorial, Glauber Silveira.

O custo não deve sofrer alterações com a obrigatoriedade das áreas de refúgio para as culturas transgênicas, como soja, milho e algodão. A portaria está sendo finalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e deve ser publicada até metade de setembro. A expectativa é que o texto tenha como base os índices recomendados pelas empresas detentoras das tecnologias, com aprovação de instituições de pesquisas, como a Embrapa.

Foto: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-