20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Deputada diz que MS aprendeu com a crise e nunca mais terá Aftosa

- Publicidade -

03/05/2016 15h00 – Atualizado em 03/05/2016 15h00

Fonte: Assessoria Mara Caseiro

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) afirmou nesta manhã que Mato Grosso do Sul aprendeu com a crise de 2005 e nunca mais permitirá que a Febre Aftosa atinja seu rebanho.

A declaração foi dada nesta manhã (3), durante lançamento da campanha estadual de vacinação contra a doença nas regiões do Planalto e Pantanal, que aconteceu na sede da Associação dos Moradores e Produtores da Região da Três Barras, em Campo Grande.

Com o slogan “Vacinação garante bons lucros”, a campanha pretende imunizar 20,8 milhões de cabeças de gado em todo o estado, que possui o quarto maior rebanho do País.

“Eu era prefeita de Eldorado em 2005 e sofri aquela crise junto com todos os produtores da região Sul do Estado. Foi uma dor muito grande, pois vieram os embargos à carne, ao leite e a todos os derivados, e vimos pessoas que nunca passaram dificuldade não conseguir ao menos sustentar suas famílias. Vivemos um momento triste, mas aprendemos e a Aftosa nunca mais entrará em nosso rebanho”, discursou a parlamentar.

Dez anos depois, Mato Grosso do Sul caminha a passos largos para a mudança de status, resultado da excelência dos serviços da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e dos próprios pecuaristas, que há anos têm tomado medidas sanitárias adequadas para evitar uma nova crise.

Vacinação

A vacinação em Mato Grosso do Sul começou no dia 1º de abril, pela região de fronteira, considerada mais vulnerável, onde os trabalhos seguem até o dia 15 de maio. Nessa área (instituída desde 2008), os produtores têm até o dia 30 de maio para fazer o registro dos animais imunizados.

Na região do planalto, a vacinação acontece de 2 de maio a 1 de junho. O registro deve ser feito até 16 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha começa em 2 de maio e vai até 16 de junho, com prazo para registro até 1 de julho.

A Iagro mantém veterinários à disposição em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa (0800 679120), com o objetivo de esclarecer dúvidas e oferecer orientações.

Segundo a Iagro, também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado.

Em qualquer situação, os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Iagro, no endereço www.iagro.ms.gov.br (Saniagro).

Deputada diz que MS aprendeu com a crise e nunca mais terá Aftosa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-