15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Ferrugem da soja aumenta resistência sobre agroquímicos

- Publicidade -

19/01/2017 08h57

Agência agropecuária do Paraná suspendeu o uso de 67 produtos devido à ineficiência no combate à doença

Fonte: Uagro com informações da Secretaria da Agricultura – PR

O produtor precisa ficar atento ao realizar o controle da ferrugem asiática nas lavouras de soja. Isso porque os fungos causadores da doença estão cada vez mais resistentes à aplicação de agrotóxicos, que são usados por diversas vezes em um mesmo ano.

“A ferrugem pode dizimar a cultura da soja no Paraná e no Brasil em pouco tempo se os produtores não adotarem boas práticas de produção e fungicidas eficientes, que controlem os fungos causadores da doença”, alerta Adriano Riesemberg, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
A Adapar ressalta que em maio do ano passado houve uma tentativa de suspender a autorização para uso das marcas comerciais de fungicidas que foram reprovadas após resultados de ensaios para avaliação da eficiência no controle da doença, conduzidos pela Embrapa.

Após a análise, a Adapar suspendeu a autorização de uso de 67 fungicidas no mercado paranaense devido à existência de outras tantas marcas de fungicidas registradas e cadastradas no estado, com eficiência adequada para o controle da doença.

A agência destaca que nas duas últimas safras o volume total de fungicidas utilizado para o controle da ferrugem da soja no Paraná foi de aproximadamente 6,4 milhões de litros. Destes, 2,2 milhões de litros (34%) são de marcas comerciais suspensas pela Adapar. A suspensão do Mapa retira do mercado um volume de apenas 197 mil litros, que corresponde a 9% dos agrotóxicos de baixo controle da doença.

Para Riesemberg é fundamental que todos os produtos passem por uma reavaliação, para dar maior segurança ao produtor. “Com a utilização de fungicidas que efetivamente controlam as pragas, cria-se uma das condições para que haja redução do volume de aplicação de agrotóxicos, com os desejáveis benefícios financeiros (para os agricultores), para o meio ambiente e para a saúde humana”, finaliza

Boas práticas podem ajudar no combate à ferrugem asiática. (Foto: Divulgação)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-