21.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul dá início a vazio sanitário no dia 15 de junho

- Publicidade -

27/05/2015 13h31 – Atualizado em 27/05/2015 13h31

Fonte: Da Assessoria

Amambai (MS) – Tem início no dia 15 de junho e término no dia 15 de setembro, o período conhecido como vazio sanitário, época onde é proibido o plantio de soja. Estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro MS) o vazio sanitário tem objetivo de prevenir e controlar a Ferrugem Asiática, doença que ataca a lavoura e causa prejuízos aos produtores.

No Brasil, o vazio sanitário começou a ser adotado em 2006 e hoje está implantado em 12 estados. Desses, três adotaram vazio sanitário de 60 dias, Bahia, Pará e Maranhão. No estado do Rio Grande do Sul optou-se pelo não estabelecimento do vazio sanitário, por considerarem que as condições climáticas na entressafra não permitam o desenvolvimento da soja e o estado de Santa Catarina adotou apenas para a entressafra de 2009.

De acordo com Emerson Chirota, fiscal estadual agropecuário, durante essa época também é exigida a eliminação de soja voluntária ou tiguera (plantas originárias dos grãos caídos no solo durante a colheita, transporte, etc.). “Além das multas que poderão ser aplicadas nesse período aos produtores que realizarem o plantio de soja, também poderão sofrer penalidades aqueles que não cadastraram o plantio no ano passado” explicou Emerson.

Nesse ano o cadastro do plantio poderá ser realizado de 1º de setembro a 10 de dezembro. Os cadastros mantidos no banco de dados da Iagro servem de base para identificar exatamente o total de área plantada com soja no estado, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de um alerta sanitário, além de facilitar as fiscalizações realizadas nas atividades de defesa vegetal.

O período conhecido como vazio sanitário proíbe o plantio de soja / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-