21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Novembro chuvoso beneficia produtores

- Publicidade -

25/11/2014 15h58 – Atualizado em 25/11/2014 15h58

Fonte: Canal Rural

Os maiores acumulados absolutos estão concentrados na região Norte, com aproximadamente 450 milímetros em Apuí, no sudeste do Amazonas. Segundo os meteorologistas da Somar, vale a pena destacar as chuvas de 300 milímetros que ocorreram em algumas cidades do oeste do Estado de São Paulo, região que passava por seca severa até o mês passado.

– Obviamente, há o outro lado da moeda: a chuva ainda está bem abaixo da média em uma faixa que começa no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo e termina no nordeste de Mato Grosso, passando por Minas Gerais e norte de Goiás – explica Celso Oliveira, da Somar.

Segundo ele, choverá forte nesta semana, mas nem toda esta área será atingida pelas precipitações.

Em relação à umidade do solo, mesmo com as chuvas registradas neste mês, ainda temos umidade abaixo dos 50% em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste. O ideal para o desenvolvimento das lavouras seria no mínimo 60%. Por outro lado, destaca-se o aumento da umidade do solo entre a Bahia e Tocantins e a manutenção da elevada umidade no Sul, apesar da recente diminuição das chuvas.

Nos últimos dias, os volumes foram tão elevados nas cidades de Euclides da Cunha e Luiz Eduardo Magalhães, localizadas no nordeste e oeste da Bahia, respectivamente, que algumas fazendas ficaram alagadas e o gado precisou ser retirado para não ser levado pelas enxurradas. Mesmo com esses transtornos em algumas localidades, muitos produtores do semiárido nordestino puderam fazer o plantio. Foi o caso do sul do Piauí, que estava sofrendo com a seca há seis meses e recebeu as primeiras chuvas fortes.

Nesta semana, as chuvas vão diminuir de intensidade do Nordeste, mas por conta da formação de um novo ciclone extratropical e uma frente fria deve continuar chovendo entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Os maiores acumulados vão ficar concentrados sobre o norte e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro, sul e oeste de Minas Gerais, centro e sul de Goiás e de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. A chuva atinge áreas produtoras de café, cana-de-açúcar, laranja, milho e soja, que vinham recebendo precipitações isoladas até então. Com o passar do tempo, até 6 de dezembro, as chuvas mais intensas devem migrar lentamente para o Norte.

Foto: Divulgação Pixabay

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-