31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Preços da soja devem se manter estáveis

- Publicidade -

21/02/2017 16h00

Fonte: Aprosoja

Problemas com o excesso ou falta de chuvas em algumas regiões e a recente desvalorização do dólar frente ao real não devem se traduzir em queda nos preços da soja. A avaliação é do presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, e tem por base a análise do 10º Levantamento Mundial da Safra de Soja 2016/2017, divulgado no início do mês pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Segundo Marcos da Rosa, a produção e consumo continuam em alta, o que deve garantir a estabilização dos preços em relação à safra passada.

Conforme dados do USDA, as exportações mundiais de soja vão passar de 132,3 milhões de toneladas para 140,1 mi/ton, uma elevação percentual de 5,9 pontos. Os estoques de passagem, que eram de 77,2 milhões, passarão para 80,4 milhões de toneladas. Ainda segundo o levantamento, a produção mundial de soja deve saltar de 313 para 336,6 milhões de toneladas, uma variação positiva de 7,6%. Já a estimativa para o consumo deve passar de 315 para 330,7 milhões de toneladas, um acréscimo de 5% em relação ao ciclo passado.

É claro que cada um sabe onde a bota aperta e tem as contas para pagar, mas acho que é um ano em que devemos ter calma. Há uma grande pressão no final da semana em cima dos preços de soja. Há uma pressão em cima da desvalorização do dólar, que é ruim para nós para a exportação e formação do nosso preço. Encerramos a sexta-feira desta maneira e hoje, nesta segunda-feira, a Bolsa de Chicago, que dá o norte em relação aos preços do mundo, está fechada. Vamos aguardar terça-feira para ver como serão estas reações. Mas nós produtores, entidades e parceiros comerciais temos de pedir ao produtor para ter calma, pois o mundo está necessitando mais soja. Estamos produzindo mais este ano. Mas o consumo também aumentou. É isto que nós temos de ter em mente para formação dos preços”, pondera.

De acordo com o levantamento do USDA, o volume de soja exportada pelos Estados Unidos vai passar de 52,7 milhões de toneladas para 55 milhões de toneladas nesta safra. A importação chinesa do grão passará de 83 milhões de toneladas para 86 milhões e o consumo chinês chegará a 100 milhões de toneladas, superando os 95 mi/ton do ciclo passado. Segundo o presidente da Aprosoja Brasil, os produtores têm de ficar de olho nas informações reais de mercado, que podem fazer com que os preços aumentem e melhorem a rentabilidade.

“Quando olhamos os números mundiais divulgados pelo Departamento, números sobre os quais há controvérsias, vemos que o consumo está aumentando praticamente na mesma proporção que a produção e as exportações. Os números sendo muito parecidos aos do ano passado, quando tivemos perdas provocadas pela seca. Chegou a faltar soja no Brasil para moagem interna. Exportamos muito mais e chegamos ao ponto de, no final do ano, termos de buscar soja nos Estados Unidos. Acho que é bom o produtor ter estes números na cabeça e passar para o mercado que a situação de produção e consumo continuam praticamente a mesma. Não há motivo para defasagem tão grande de preços em relação à safra passada”, salienta.

A comercialização da soja brasileira nesta safra atingiu 41% da produção. Os cálculos são da consultoria AgRural. Em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 60% da soja já foi comercializada. Cálculos também do IMEA projetam o preço da paridade de exportação da saca de soja entre R$ 60 e R$ 68 no porto.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-