17.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sindicato Rural de Amambai e Iagro realizam palestra nessa quinta-feira (22)

- Publicidade -

21/06/2017 14h33

A palestra sobre Anemia Infeccsiosa e Mormo terá início às 9h no Sindicato Rural de Amambai

Fonte: Redação

Amambai (MS)- O Sindicato Rural de Amambai em parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realiza nesta quinta (22) uma palestra com tema “Anemia Infecciosa Equina e Mormo” que será ministrada pelo médico veterinário e fiscal agropecuário da Iagro, Gelson Sandoval Junior.

A palestra terá início às 9h, no Salão Multiuso do sindicato, localizado na rua da República. São convidados os produtores rurais, estudantes e todos que tenham interesse no assunto.

A anemia infecciosa equina (AIE) é uma afecção cosmopolita dos equídeos, causada por um RNA vírus do gênero Lentivirus, da família Retrovírus. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda. Já o mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos e tem como agente etiológico a bactéria Burkholderia mallei; pode também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. Esta enfermidade é conhecida a vários séculos e no anos de 1968, foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos realizados nos anos de 1999 e 2000 detectaram a presença da doença em alguns estados do nordeste brasileiro. Já nos Estados Unidos e na Europa, esta doença foi erradica; na África e Ásia frequentemente é diagnosticada.

Sindicato Rural de Amambai e Iagro realizam palestra nessa quinta-feira (22)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-