15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Tempo favorece colheita de soja nas principais áreas produtoras

- Publicidade -

04/03/2015 15h15 – Atualizado em 04/03/2015 15h15

Fonte: Canal Rural

Notícias
Tempo favorece colheita de soja nas principais áreas produtoras
04 de março de 2015

Áreas de instabilidade ainda atuam sobre grande parte do Centro-­Oeste, mas as chuvas previstas continuam em forma de pancadas, como tem ocorrido nos últimos dias.

Produtores de soja encontram condições satisfatórias para a realização da colheita e do posterior plantio do milho segunda safra. Até o fim da semana, a previsão é de que esse seja o padrão de tempo.

Segundo o boletim agrometeorológico da Somar, produtores de Mato Grosso colheram 55% da área de soja. Na mesma época de 2014, o percentual era de 60%. Em Mato Grosso do Sul, o índice é de 40% e, no ano passado, chegava a 69%. Em Goiás, o número é 37% contra 70% do ano passado. A invernada que era prevista não só para essa semana como para toda a primeira quinzena de março não ocorreu devido ao bloqueio atmosférico que se mantém sobre o Sudeste.Por isso, as frentes frias não conseguem avançar e manter um corredor de umidade sobre toda a região Central do Brasil.

No Sudeste, há previsão de possíveis pancadas de chuvas muito isoladas, em especial sobre a faixa oeste de São Paulo. Na quinta, no entanto, uma frente fria deverá romper o bloqueio e, com isso, a precipitação pode voltar sobre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. Em São Paulo, a colheita da soja está em 23% contra 28% do mesmo período de 2014. Minas Gerais é o Estado mais atrasado da região, com apenas 21% da safra colhida (no ano passado era 52%).

No Sul, há chuva por conta da passagem de uma frente fria que vem da Bolívia. Os maiores volumes devem ocorrer sobre o Paraná entre sexta e sábado, o que poderá inviabilizar os trabalhos de colheita e plantio, mas beneficiar as lavouras que ainda se encontram em fase de desenvolvimento e enchimento dos grãos. No Paraná, a colheita da soja está em 41% (contra 48% do ano passado). No Rio Grande do Sul, a colheita registra 2%, mesma média de 2014.

Na região de Mapitoba, a semana será marcada apenas por possíveis pancadas de chuvas isoladas, sendo que o Estado que poderá receber os maiores volumes será Tocantins. Apesar da ausência de chuva, as condições ainda se manterão razoáveis ao desenvolvimento das lavouras e favoráveis à realização da colheita da oleaginosa, que já iniciou na Bahia (5%).

Condições devem permanecer satisfatórias às atividades no campo até o fim da semana / Foto: Gabriel Faria/Embrapa Agrossilvi

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-