30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Trabalhadores e produtores rurais mostram interesse na educação continuada

- Publicidade -

18/04/2015 09h45 – Atualizado em 18/04/2015 09h45

Trabalhadores e produtores rurais de Sidrolândia mostram interesse na educação continuada

Fonte: Famasul

O processo educacional deve ser continuado para ser eficiente e o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural tem condição de oferecer este aperfeiçoamento aos participantes. A afirmação foi feita pelo superintendente regional, Rogério Beretta, após comprovar o interesse dos formandos de Sidrolândia em participar de outras capacitações da instituição. A cerimônia que certificou 226 participantes nos cursos de FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social e Programas Especiais da instituição foi realizada no Parque de Exposição do município, nesta sexta-feira (17).

Beretta destacou também a importância da parceria com os Sindicatos Rurais do Estado. “Costumamos dizer que o presidente do Sindicato Rural é o presidente do Senar no seu município, por isso, contamos com vocês para mobilizar alunos e apresentar os interesses e necessidades de cada região”, destacou.

A vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do assentamento Alambari Cuti, Terezinha Pereira da Silva, 53 anos, foi uma das 29 formandas no curso de Inclusão Digital Rural oferecido em Sidrolândia. Ela conta que esta foi uma das capacitações mais esperadas pelos assentados. “Tivemos duas turmas e as aulas foram ministradas na igreja do assentamento. A procura foi tanta que precisei criar uma lista de espera”, destacou.

A líder comunitária mora na região há cinco anos e explica que o produtor familiar está mudando a mentalidade de procurar informações apenas sobre o meio rural. “Muitos moradores possuem computador aqui, mas não sabem manusear. O curso foi muito explicativo, então resolvi aproveitar a ocasião para solicitar ao mobilizador do Sindicato turmas de informática básica e avançada”, acrescentou.

Os 226 produtores e trabalhadores rurais certificados na cerimônia desta sexta-feira (17), fazem parte de um total de 461 capacitações oferecidas pelo Senar/MS. Além disso, 6.832 alunos do ensino fundamental participaram do programa educacional Agrinho, somando 7.293 pessoas atendidas no município.

Atendimento diversificado – O representante da Producel Armazéns Gerais, Felipe Milani, compareceu ao evento para prestigiar os 10 funcionários que participaram dos cursos de Classificação e Armazenagem de Grãos. “Nossa empresa é pioneira na prestação de serviços com armazenamento de grãos e, quando chega o período da colheita, este número chega a dobrar. Por isso, resolvemos solicitar dois cursos e já pedimos abertura de turma nas capacitações de NR 31 e NR 35, com a finalidade de atender as exigências do Ministério do Trabalho”, esclareceu o técnico agrícola.

O produtor rural e diretor-secretário do Sindicato Rural, Paulo Renato Stefanello, mora há 19 anos no município e planta soja e milho em sua propriedade. Para contribuir com a profissionalização dos 20 funcionários, solicitou o curso de NR 31 e o resultado motivou uma decisão. “Consideramos o curso proveitoso e percebemos uma mudança de comportamento positiva, com um comprometimento maior do trabalhador. Definimos então que solicitaremos pelo menos um curso por ano, para contribuir com o trabalho”, analisou.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, Sidrolândia é um município com características particulares e que demonstram a determinação do produtor rural. “O município concentra 1,5% da área de assentamentos do país. Em contrapartida é o 3º produtor de soja do Estado. Então se trabalhadores e produtores investirem em conhecimento e qualificação profissional terão maior oportunidade de colocação no mercado de trabalho”, pontuou.

Produtores rurais, agricultores familiares e empresas participaram do evento realizado em Sidrolândia / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-