18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Umidade do solo garante bom desempenho das lavouras de milho safrinha

- Publicidade -

17/04/2014 08h58 – Atualizado em 17/04/2014 08h58

Fonte: Canal Rural

O mês de abril vem apresentando um padrão climático típico de Outono. Tivemos a presença de frentes frias e queda de temperatura no Sul do Brasil, alguns episódios de chuva no Sudeste e a redução dos volumes de chuva na parte central do país.

No Nordeste, as chuvas estão associadas à Zona de Convergência Intertropical que está mais ativa este ano, levando umidade para as áreas produtoras da região. Estas chuvas dos últimos dias têm beneficiado as áreas de milho segunda safra do Paraná e também do Mato Grosso do Sul. Até mesmo a queda das temperaturas é positiva, porque assim o solo não perde água por evaporação.

Depois da chegada da primeira frente fria, que provocou volumes significativos de chuva no Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da Grande São Paulo e do Cinturão Verde, já existe outro sistema frontal se aproximando da região Sul. Até o fim de semana essas instabilidades atravessam os estados do Paraná e de São Paulo e também atingem as áreas produtoras localizadas mais ao sul de Mato Grosso do Sul. Em Palotina (PR) e Maracaju (MS) os volumes podem chegar aos 40 milímetros na sexta, dia 18. Não há previsão de frio extremo para estas regiões até o fim de maio.

Em Mato Grosso e Goiás, as chuvas estão mais intercaladas, mas há umidade suficiente para manter uma boa condição de desenvolvimento das lavouras. Para as regiões de Lucas do Rio Verde (MT) e de Jataí (GO), o volume acumulado varia em torno dos 40 milímetros nos próximos 15 dias. Para estes Estados a boa notícia é que as chuvas devem se prolongar até a primeira quinzena de maio.

Foto: Aprosoja/MS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-