15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

5 fatos que você não sabia sobre os efeitos da radiação solar na pele

- Publicidade -

15/10/2017 08h00

Fonte: SUNDOWN

Pode parecer um assunto restrito ao verão, mas a verdade é que não existe tempo ruim para a radiação solar causar efeitos imediatos e prolongados na pele. Seja no frio, seja no calor, ela não deixa de afetar o ser humano nem por um segundo. O profissional de saúde, particularmente o dermatologista, deve promover e identificar as medidas adequadas aos seus pacientes, com o objetivo de reduzir a exposição ao sol e prevenir o desenvolvimento do dano cutâneo agudo e crônico. José Pelino, diretor de Engajamento Científico da Johnson & Johnson para América Latina, reuniu alguns fatos que você precisar saber sobre essa energia onipresente, que tem efeito cumulativo no corpo. Confira!

1. Existe um filtro natural, mas não é suficiente

O sol emite radiação eletromagnética desde ondas de rádio até ondas gama, mas a maior parte dessa radiação é filtrada pela atmosfera antes de chegar à superfície da Terra, possibilitando nossa sobrevivência. A radiação que chega à crosta terrestre é composta principalmente pelo infravermelho (IV), principal responsável pela sensação de calor; pela luz visível, que nos permite enxergar objetos, distingui-los e diferenciar suas cores; e por fim, pela radiação ultravioleta (UV), responsável por importantes efeitos danosos à pele.

2. Diferentes radiações causam danos distintos

De toda radiação UV que chega à Terra, mais de 90% atravessa as nuvens. A radiação UV se divide em UVB e UVA, e ambas resultam em danos a pele. Os raios UVB (5%) atuam através de dano direto ao DNA, eles são os mais perigosos à saúde, atingem as camadas mais superficiais da pele e estão muito associados ao surgimento da vermelhidão. Já os raios UVA (95%) atuam através da formação de radicais livres na pele, eles penetram mais profundamente e estão associados ao surgimento de manchas com o passar dos anos. Tanto a radiação UVB quanto a UVA estão associadas à incidência de cânceres de pele.

3. Temperatura versus Radiação

O índice de ultravioleta (IUV) não tem relação direta com a temperatura que medimos e sentimos na superfície da Terra. A sensação de calor é causada pela radiação IV e não pela radiação UV. É importante observar que mesmo com temperaturas baixas ou em dias nublados, existe a incidência dos raios UV e, por isso, é fundamental usar protetor solar mesmo nos dias nublados ou chuvosos.

4. A água não protege contra a radiação UV

A água é capaz de filtrar a radiação infravermelho aliviando a sensação de calor, mas não é eficiente em filtrar a radiação UV. Mesmo tomando um mergulho a meio metro de profundidade, a intensidade da radiação UV é ainda 40% da intensidade apresentada na superfície da água. Outra curiosidade é que a espuma do mar, reflete de 10 a 30% da radiação solar.

5. No supermercado, você não compra “bloqueadores” solares

O protetor solar não funciona como “bloqueador” de radiação, e sim, como um filtro, atenuando a intensidade do UV principalmente através do mecanismo conhecido como absorção. Os outros mecanismos envolvidos são a reflexão e o espalhamento 6. Assim, quando a radiação UV entra em contato com o protetor aplicado na pele, a intensidade desses raios é reduzida pelo produto e o potencial de dano é minimizado. Quanto maior o valor de FPS, maior a atenuação da intensidade da radiação UV e maior a proteção.

Sobre SUNDOWN®

SUNDOWN®, líder de mercado desde o seu lançamento em 1984, introduziu a categoria e conscientizou o consumidor brasileiro sobre a importância de proteger a pele do sol. Com um portfólio pioneiro que atende toda família, seus produtos possuem FPS que vão até o 60. Toda a linha de protetores solares SUNDOWN® tem fórmula leve e fácil de espalhar, pode ser usada no corpo e no rosto, é hipoalergênica* e testada por dermatologistas. SUNDOWN® também faz parte dos projetos de sustentabilidade da Johnson & Johnson e foi a primeira marca de proteção solar no país a usar embalagens fabricadas com o plástico verde da Braskem, um material elaborado com fonte 100% renovável.

SUNDOWN®, Amor e proteção e sol a sol.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-