03/12/2017 11h00

Alopecia Areta atinge barbas, sobrancelhas, bigode, cílios e até pelos do corpo


Fonte: Assessoria

 
Foto: Ilustração Foto: Ilustração

A alopecia areata é uma doença inflamatória associada a alteração no sistema imunológico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o problema afeta de 1 a 2% da população, podendo acometer ambos os sexos.

Quando nos referimos à doença, a maioria das pessoas a relaciona à queda dos fios ou às falhas no cabelo. No entanto, ao contrário do que se pensa, o distúrbio acomete não só o couro cabeludo, mas também outras partes como sobrancelhas, barba, bigode, cílios e pelos do corpo. Há casos em que todos os pelos do corpo caem e a pessoa fica completamente sem pelos (Alopecia Universal).

De acordo com a dermatologista, Dra Cíntia Guedes Mendonça, a doença não tem uma causa definida, mas geralmente é associada ao estresse e à genética. Entre os sintomas, sensação de queimação ou coceira, além da região ficar com aspecto liso, arredondado e com coloração rosácea.

Para o Dr. Thiago Bianco, médico referência em implante capilar, a perda brusca dos cabelos pode ser assustadora, mas é possível reverter a queda e corrigir as falhas no couro cabeludo por meio de corticoides por via oral ou injetáveis. "Após poucos meses o paciente já pode notar o crescimento de novos fios, porém existem casos de recidivas, vai depender da reação de cada organismo", conclui.

"A alopecia não tem cura por ser autoimune. O ideal é controlar os efeitos com os tratamentos recomendados pelo médico, já que a doença pode surgir uma única vez ou repetidas vezes", adverte a dermatologista.
Dra. Cíntia Guedes Mendonça

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (SP), Dra Cíntia Mendonça possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e certificação de medicina estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE). Pós-graduada em dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital Municipal Maternidade "Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva" (Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoerinha).

Dr. Thiago Bianco
Considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo, Dr. Thiago Bianco está apto para falar sobre qualquer assunto ligado à queda de cabelo (causa e tratamento) para homens e mulheres. Graduado em Medicina em 2006, especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha.

Envie seu Comentário