21.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comitê de combate a dengue de Amambai define ações emergenciais

- Publicidade -

02/12/2016 08h18

As ações foram estabelecidas durante reunião realizada na quinta-feira (1º)

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Amambai com edição da Redação

Amambai (MS)- Na manhã de quinta-feira (1º), o Comitê de Combate à Dengue, das secretarias municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Obras e Agricultura, demais secretarias municipais e Defesa Civil, em parceria com o 17º RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), Polícia Militar, entidades em geral e voluntários, realizaram uma reunião para expor a situação epidemiológica de Amambai e lançar estratégias de ação intensiva de combate ao Aedes Aegipty, mosquito transmissor das doenças denominadas Dengue e Chikungunya.

De acordo com o diretor municipal de saúde, Augusto Espíndola, a infestação do mosquito tem tendência a atingir números elevados no município em função do início do verão e, para que o combate seja efetivo, será necessária a colaboração de todos os cidadãos. “O momento é de cuidado e atenção, cada amambaiense deve fazer a sua parte”, pontua o diretor. “Calhas, plantas, sacolas plásticas, recipientes e todo o que possa acumular água deve ter a atenção redobrada, para eliminarmos qualquer cenário propício à criação do agente transmissor dessas doenças”, orienta.

Com o objetivo de acabar com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chykungunia e outras doenças, a Prefeitura Municipal tem orientado a população quanto as formas de eliminação do mosquito, além de realizar ação de limpeza e recolhimento de entulhos nos bairros, mas que não surtem os efeitos esperados se realizados apenas pelo poder público, sem a colaboração da população. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população fique atenta às implicações em casos de focos em residências. “A colaboração de cada um é de extrema importância no combate à esses males, tanto que a Prefeitura tem aplicado as legislações vigentes em casos de negligência. Inicialmente, estaremos notificando o proprietário que se negar a contribuir com a ação. Não havendo resultados, o mesmo será autuado e, em terceira incidência, multado”, ressalta.

Números

No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos últimos meses, Amambai registrou 4.7%, percentual considerado alto e que coloca o município, ao lado de outros 10, entre os que apresentam situação mais preocupante no Estado.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado no mês de novembro pela Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, o estado registrou 341 casos de Zika Vírus, porém nenhum deles em Amambai. O mesmo aconteceu com a Febre Chikungunya, onde MS apresentou 22 casos. Amambai apresentou duas notificações, mas ambas foram descartadas.

Ainda segundo o boletim divulgado, entre os meses de janeiro e novembro de 2016, Amambai teve 694 notificações de dengue.

Com aumento no número de focos do mosquito, medidas devem ser tomadas para que a população colabore com o combate / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-