25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Conferência Mundial sobre Hepatite busca eliminar tipo viral da doença

- Publicidade -

02/09/2015 13h08 – Atualizado em 02/09/2015 13h08

Fonte: Rádio ONU

Participantes da 1ª Conferência Mundial sobre Hepatite vão fazer um apelo aos países que desenvolvam programas nacionais que possam, por fim, eliminar o tipo viral da doença como um problema de saúde pública.

O encontro começou nesta quarta-feira, em Glasgow, na Escócia. Segundo o diretor do Programa Global de Hepatite da Organização Mundial da Saúde, OMS, o evento é um ” chamado para criar impulso para prevenir, diagnosticar, tratar e eventualmente eliminar a hepatite viral como um problema de saúde pública”.

Diagnóstico

Para Gottfried Hirnschall, já se sabe “como prevenir a hepatite viral, há vacina eficaz e segura para hepatite B e há, no momento, medicamentos que podem curar pessoas com hepatite C e controlar a infeção por hepatite B”.

No entanto, segundo o especialista, “acesso ao diagnóstico e ao tratamento ainda está em falta ou é inacessível em muitas partes do mundo”.

Números

Cerca de 400 milhões de pessoas estão atualmente vivendo com hepatite viral. Estimativas são de que a doença mate 1,45 milhão de pessoas por ano, sendo uma das principais causas de morte no mundo.

As hepatites B e C, juntas, causam aproximadamente 80% de todas as mortes por câncer de fígado. No entanto, a maioria das pessoas vivendo com hepatite viral crônica não tem conhecimento de sua infecção.

A conferência é coorganizada pela OMS e a Aliança Mundial da Hepatite, com apoio do governo escocês e conta com representantes de mais de 60 países.

Metas para 2030

Políticos, pacientes, médicos e outros grupos que participam do encontro devem emitir uma declação destacando sua crença de que a eliminação da hepatite viral é possível.

O documento deve também fazer um apelo aos governos que trabalhem com a OMS para definir metas globais de prevenção, diagnóstico e tratamento.

A agência está lançando, na conferência, um novo manual para o desenvolvimento e avaliação de planos nacionais para a hepatite viral. Os participantes também estão discutindo o rascunho da estratégia global para o setor de saúde sobre hepatite viral da OMS.

O plano cria metas para 2030, que incluem: a redução de 90% em novos casos de hepatite crônica B e C e queda de 65% nas mortes causadas por hepatite B e C, além de metas sobre tratamento.

Mundial

Segundo a OMS, na África Subsaariana e no Leste da Ásia, entre 5-10% da população está cronicamente infectada com hepatite B.

Altas taxas de infecção crônica também são encontradas na Amazônia e partes do sul da Europa Central e Oriental.

De acordo com a agência, a hepatite C é encontrada em todo o mundo. As taxas de infecção são altas na África e na Ásia Central e Oriental. Aproximadamente dois terços das pessoas que usam drogas injetáveis estão infectadas com hepatite C.

Campanha de prevenção contra a Hepatite. Imagem: OMS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-