14 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dengue coloca Amambai em 7º lugar em casos registrados

- Publicidade -

27/04/2015 15h07 – Atualizado em 27/04/2015 15h07

Amambai ocupa a 7ª colocação no estado em número de casos registrados de dengue

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – A Prefeitura de Amambai, através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) continua realizando uma força-tarefa de combate à Dengue e Chikungunya no município. Segundo a secretaria de Saúde, de janeiro de 2015 até o meio de abril, o município já registrou 866 notificações de casos suspeitos e em 274 deles o diagnóstico oficial do Lacen/MS (Laboratório Central do Estado) deu positivo para a doença.

No dia 6 de abril, eram 530 notificações e 132 casos confirmados; o mosquito Aedes Aegipty, agente transmissor das doenças dengue e chikungunya têm se alastrado de maneira preocupante e feito alto número de vítimas em todo o país. Ações de combate ao mosquito são essenciais para a prevenção da doença, é o que afirma o responsável pelo Controle de Vetores em Amambai, Eurides Robaldo.

Segundo ele, apenas o trabalho do Controle não é suficiente e não há um ponto certo do município com infestação, é algo generalizado. “Dentro de casa, o morador precisa realizar serviços que combatam o mosquito e evitar manter água parada em qualquer tipo de produto ou artificio”, conta.

De acordo com Sérgio Perius, secretário municipal de Saúde, a infestação do mosquito tem atingido números elevados no município e, para que o combate seja efetivo, é necessária a colaboração de todos os cidadãos. “O momento é de cuidado e atenção, cada amambaiense deve fazer a sua parte”, pontua o secretário.

Vários serviços têm sido realizados pelo Comitê de Combate a Dengue, entre eles a coleta de pneus, que aconteceu neste mês. Segundo Reginaldo Prudente, presidente do Comitê, em menos de 15 dias foram recolhidas cerca de 50 toneladas de pneus inutilizáveis, os quais serão encaminhados para a Empresa Ecopneu, na Cidade de Campo Grande, especializada em Reciclagem.

O Controle de Vetores também vem realizando diversas medidas, como a aplicação de inseticida com equipamento pesado e costal pelo município, além do uso de armadilhas em pontos precisos do município.

Apesar dos números oficiais, a quantidade de pessoas infectadas com o vírus da Dengue tende a ser bem maior em Amambai. Segundo Eurides, os casos diagnosticados através dos chamados “testes rápidos” em laboratórios particulares locais não entram nas estatísticas oficiais sobre a doença por não serem reconhecidos pelos órgãos governamentais como totalmente eficazes no diagnóstico.

Brasil

O número de casos de dengue no país este ano, até o dia 28 de março, aumentou 240,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Até 28 de março, foram registrados 460,5 mil casos, contra 135,3 mil registrados no primeiro trimestre de 2014, conforme balanço divulgado no dia 13 de abril pelo Ministério da Saúde.

O balanço informa que, até 28 de março, 132 pessoas morreram em decorrência da doença, número 29% maior que o de 2014, quando foram 102 as mortes, no mesmo período. Os casos graves também aumentaram: 235 este ano, o que representa aumento 39,1% na comparação com 2014, quando foram registrados 169, também até 28 de março.

Segundo os dados da pasta, a região Centro-Oeste apresenta maior incidência, com 393,3 por 100 mil habitantes (59.855 casos), nos primeiros três meses do ano.

Prevenção

Sem cura eficaz por meio de medicamentos, a Dengue, que se alastrou por praticamente todo o País é um “tabu” a ser batido pela medicina brasileira.

Até o momento a única medida eficaz contra a doença é evitar seu surgimento com medidas preventivas para barrar a proliferação do mosquito transmissor.

Para que isso ocorra, além das ações do poder público, cada cidadão tem que assumir a responsabilidade e fazer sua parte, mantendo seu quintal limpo, eliminando águas paradas e locais que poderão servir de criadouro para o Aedes Aegypti.

Assim que for constatado algum sintoma da doença, é imprescindível que o munícipe procure um posto de saúde para que o Controle de Vetores seja notificado e o acompanhamento de saúde seja realizado.

Notificações já chegam a 866 / Foto: Divulgação

Eurides Robaldo, responsável pelo Controle de Vetores / Foto: Moreira Produções

Força tarefa está sendo exercida em Amambai / Foto: Moreira Produções

Coleta de sangue para sorologia de Dengue. Para que o diagnóstico seja cem por cento eficaz e entre nas estatísticas oficiais dos órgãos governamentais, as analises do material coletado tem que passar pelo Lacen. / Foto: Vilson Nascimento

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-