22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Frutas e a dieta das cores: Seus benefícios e funções

- Publicidade -

25/01/2015 08h30 – Atualizado em 25/01/2015 08h30

Frutas e a dieta das cores: Seus benefícios e funções

Coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul lista cinco cores de variedades de frutas, de acordo com a relação nutricional.

Fonte: Cruzeiro do Sul

São Paulo, janeiro de 2015 – O inicio de ano é marcado como a fase de renovação de estilo de vida de muitos, inclusive na alimentação. De acordo com estudos do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, a ingestão de variedade de frutas permite ter acesso a diversos benefícios nutricionais, conforme as cores das polpas ou cascas.

“A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da instituição, Ligia Lopes. Outra vantagem que pode ser aproveitada é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.

A lista de cinco cores com variedades de frutas com suas funções e benefícios, por meio das cores, selecionada pela professora, pode ser conferida abaixo:

1) Frutas brancas: banana, atemoia, fruta do conde, melão

Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções;

Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

2) Frutas vermelhas: morango, amora, tomate, melancia, cereja.

Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele. O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.

3) Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego

Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

4) Frutas verdes: kiwi, maçã verde, uva verde

Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana

5) Frutas roxas: figo, uva, jabuticaba, ameixa

Contém antocianina – um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

Frutas e a dieta das cores: Seus benefícios e funções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-