18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Hemosul conta com mais de 130 mil cadastros para doação de medula óssea

- Publicidade -

02/09/2015 14h41 – Atualizado em 02/09/2015 14h41

Hemosul conta com mais de 130 mil cadastros voluntários para doação de medula óssea

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior número de voluntários cadastrados no banco brasileiro de medula óssea. O estado já conta com 139 mil cadastros de acordo com informações do setor de medula óssea do Hemosul, em Campo Grande. O número é um grande avanço para o tratamento de doenças como Leucemia e outras doenças relacionadas ao sangue.

Desde o início dos cadastros em Mato Grosso do Sul no ano de 2001, cerca de 30 doações foram efetuadas. Para que esta doação seja efetuada, os doadores passam por vários testes, para que seja verificada a compatibilidade ao receptor. Para a responsável do setor de medula óssea do Hemosul, Lucéia Fernandes da Silva, Mato Grosso do Sul vem desempenhando um trabalho de qualidade referente aos registros de doadores voluntários, porém para que a qualidade seja mantida, é necessário que os voluntários mantenham o seu cadastro constantemente atualizado.

“No registro nacional, o nosso estado está entre os primeiros com alto índice de cadastro voluntário. Isso significa muito para as ações voltadas ao tratamento de doenças como a leucemia. Mas é extremamente importante que este voluntario mantenha o seu cadastro atualizado, pois é através dele que conseguimos localizá-lo para as demandas que surgem. As vezes o doador está nos nossos bancos há muito tempo, e por essas razões seu endereço ou contato mudam, por isso é necessária esta atualização. Atualmente, Mato Grosso do Sul está entre os estado que mais colaboram para que o Banco Brasileiro de Medula Óssea tenha condições de atender 80% da demanda nacional”, disse Lucéia.

Em Campo Grande, os cadastros podem ser realizados através dos hemocentros localizados no Hemosul, Hospital Regional e na Santa Casa. No interior do estado, os hemocentros dos municípios também podem fazer o cadastro.

Hemosul conta com mais de 130 mil cadastros para doação de medula óssea

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-