28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Jovens Solidários: estudantes realizam campanha de coleta de sangue em Amambai

- Publicidade -

24/11/2015 16h15 – Atualizado em 24/11/2015 16h15

A coleta acontece no dia 28 de novembro no Hospital Regional de Amambai, das 7 às 16 horas

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11), um grupo de jovens da escola estadual Vespasiano Martins, motivados por um projeto escolar da disciplina de Artes, realizam em parceria com o Hemonúcleo de Ponta Porã, uma coleta de sangue que acontece no dia 28 de novembro, no Hospital Regional de Amambai.

Segundo Leticia Antunes, uma das integrantes do grupo, a ideia de realizarem a coleta de sangue surgiu observando a quantidade de pessoas que sofrem acidentes na rodovia que liga Amambai a Ponta Porã. “Estávamos pensando em fazer algo que pudesse ajudar; fizemos isso não só pelo marketing ou pelo projeto, mas sim pelas pessoas, porque sabemos que acontecem muitos acidentes de trânsito na nossa BR 163 e muitas pessoas passam a depender de bolsas de sangue”, disse ela.

Letícia ainda conta que a coleta de sangue tem também como intuito promover o envolvimento da sociedade com o projeto. “Nós queríamos fazer algo mais interessante e que envolvesse não só o pessoal que está ali no hospital, mas toda a população de Amambai”, explica a estudante.

De acordo com a estudante, o grupo formado por Juliana Cassiano Cristóvão, Fernanda Lima Bueno, Alan Dielisson Xavier Escobar e Müller dos Santos Ferreira, todos do 3º ano do ensino médio, trabalhou em busca de patrocínios de comerciantes do município para a realização da coleta. “Conseguimos vários patrocinadores como a prefeitura municipal e comerciantes locais”, afirma Letícia.

São esperadas cerca de 150 pessoas para a doação, inclusive autoridades locais como o prefeito municipal Sérgio Barbosa, o presidente da Câmara, Jaime Bambil e os vereadores como Luciney Bambi, Daniel Riquelme e Ilzo Victor, que já se dispuseram a participarem da ação.

Podem doar sangue aquelas pessoas que são maiores que 16 anos, com mais de 50 quilos, sem nenhum tipo de doença sexualmente transmissível ou hepatite, ou ainda, que não tenham feito tatuagem no período de seis meses. “Para os doadores menores de 18 anos é necessário a autorização dos pais ou responsáveis”, lembra Letícia.

O projeto

O projeto intitulado como Jovens Solidários é de cunho social e organizado pela professora da disciplina de Artes, Glaucia Moraes, que consiste no voluntarismo dentro das entidades do município.

Entre as entidades atendidas pelo projeto estão o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, o Lar do Menor, o Hospital Regional, Alcoólicos Anônimos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa da Sopa, Dependentes Químicos, Conviver, União dos Deficientes Físicos de Amambai (Unificam) e o Instituto Eduardo Dutra Lescano. Cada entidade recebeu dois ou três grupos de apoio, formados por cerca de 10 alunos cada um.

Para Letícia o projeto incentiva o jovem a ser mais responsável e solidário. “O projeto Jovens Solidários, como o próprio nome diz, veio trazer mais solidariedade aos jovens da comunidade escolar, que muitas vezes ficam sem fazer nada no contra turno da escola”, comenta a jovem. E acrescenta: “É uma iniciativa que deveria despertar em mais pessoas, apesar das barreiras enfrentadas, esse projeto tinha que se estender além dos muros da escola, porque é muito gratificante”.

O grupo junto com a professora Glaucia Moraes e a diretora da escola Vespasiano Martins, Erli Fernandes / Foto: Arquivo Pessoal

Letícia Antunes / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-