18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Municípios iniciam atividades para o Dia Mundial de Prevenção a Hanseníase

- Publicidade -

26/01/2015 11h10 – Atualizado em 26/01/2015 11h10

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) inicia a partir desta segunda-feira (26) atividades preventivas em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado no dia 25 de janeiro. As ações serão realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde dos 79 municípios, onde serão ministradas palestras sobre a doença, avaliação médica e exames.

Em Campo Grande, as atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e Centros Comunitários. De acordo com o gerente técnico do Programa de Controle a Hanseníase (PCH) da SES, Luís Carlos de Oliveira, as ações de controle da doença além de orientar a população também estarão focadas na capacitação dos profissionais de saúde nos municípios do interior.

“Tanto a Capital como os municípios do interior realizarão orientações, exames e palestras voltadas a conscientização sobre a hanseníase. É importante que a população tenha conhecimento sobre esta doença silenciosa para que o seu diagnóstico seja precoce”, disse Luís.

Além do cronograma de orientações sobre a doença, também estão previstas a partir de fevereiro as capacitações dos profissionais de saúde dos municípios do interior. As capacitações acontecem entre os dias 9 e 13 de fevereiro e os primeiros municípios a receber seão: Paranhos, Tacuru, Sete Quedas e Japorã. As capacitações com os municípios seguem até maio.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente.

Municípios iniciam atividades para o Dia Mundial de Prevenção a Hanseníase

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-