25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Obesidade na AL leva FAO a pedir regulamentação das propagandas

- Publicidade -

21/11/2014 13h03 – Atualizado em 21/11/2014 13h03

Fonte: Rádio ONU

A América Latina é a única região do mundo que já atingiu o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, erradicar a pobreza extrema e a fome. A afirmação é do diretor-geral da FAO, a agência da ONU para Agricultura e Alimentação.

José Graziano da Silva comemora o progresso, mas demonstra preocupação com outro indicador: o aumento, em vários países do bloco, do número de pessoas com excesso de peso ou obesas, especialmente crianças.

Frituras

Falando em espanhol durante encontro com jornalistas na sede da FAO, em Roma, Graziano da Silva explicou que os latino-americanos estão comendo mais produtos com açúcar, gordura, fast-food e frituras.

O diretor da FAO defende a valorização da agricultura local e uma dieta baseada em vegetais e frutas. Mas segundo Graziano da Silva, a indústria de alimentos e os governos também têm sua parcela de responsabilidade.

Informação

“A propaganda de alimentos é feita na televisão e induz as crianças a comerem qualquer tipo de coisa. Há uma falta de regulamentação no etiquetado dos produtos. Até bem pouco tempo, o Brasil não tinha análise dos seus produtos feita em laboratórios nacionais. Então a análise do nosso feijão era igual a do feijão americano. E falta também um processo de educação alimentar.”

Graziano da Silva citou como exemplo as escolas da Europa, onde educar as crianças sobre comer bem faz parte do currículo. O chefe da FAO ressalta que a obesidade infantil gera uma série de problemas de saúde, sendo diabetes o principal.

No mundo todo, 1,4 bilhão de pessoas estão acima de seu peso ideal e 500 milhões de indivíduos estão obesos.

As declarações do diretor-geral da FAO foram feitas durante a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, encontro de alto nível que termina esta sexta-feira.

Foto: OMS/Giulio di Sturco

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-