29.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

ONU pede combate à discriminação de pessoas com problemas mentais

- Publicidade -

10/10/2015 14h35 – Atualizado em 10/10/2015 14h35

Dia Mundial da Saúde Mental destaca a importância de garantir a dignidade a esses pacientes; secretário-geral da ONU lamenta que muitas pessoas continuem sofrendo estigma e abusos

Fonte: Rádio Onu

O Dia Mundial da Saúde Mental é este sábado, 10 de outubro, e o secretário-geral das Nações Unidas divulgou uma mensagem sobre a data. Ban Ki-moon afirma que o dia é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas que têm algum tipo de deficiência psicossocial ou mental.

Neste ano, a data tem como tema “Dignidade na Saúde Mental” e por isso Ban diz que mais esforços são necessários para que os pacientes tenham uma vida satisfatória.

Discriminação

O secretário-geral cita a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Mas apesar da medida internacional, Ban lamenta que muitas pessoas no mundo que têm problemas de saúde mental continuem sendo discriminadas, sofrendo estigma ou abusos físicos, sexuais e emocionais.

O chefe da ONU lembra dos direitos humanos básicos desses pacientes, que muitas vezes não são tratados de forma adequada e acabam “isolados”. No dia mundial, Ban lembra que todas as pessoas têm direito ao respeito e à dignidade e por isso ele pede leis que garantam esse direito e mais apoio das comunidades.

Medicamentos

10 de outubro é também o Dia Mundial do Hospício e de Cuidados Paliativos. O Comitê Internacional da ONU sobre Controle de Narcóticos calcula que 5,5 bilhões de pessoas têm acesso inadequado ou nenhum acesso à medicamentos narcóticos ou apropriados para o tratamento de dores severas.

Por isso, especialistas da ONU em direitos humanos pedem aos países para que tornem prioridade o acesso a esses medicamentos e aos cuidados paliativos.

ONU pede combate à discriminação de pessoas com problemas mentais

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-