21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saiba a importância do consumo das frutas típicas do inverno

- Publicidade -

20/07/2018 08h21

Especialista destaca a importância de manter hábitos de alimentação saudáveis mesmo durante a época mais fria do ano

Fonte: Brasil.Gov

Com a chegada do inverno, a queda das temperaturas faz com que muitas pessoas mudem seus hábitos alimentares. Frutas, legumes, verduras e alimentos frescos acabam ficando de lado e dão espaço a pratos quentes, sopas e alimentos ricos em carboidratos e proteínas, mas pobres em vitaminas e nutrientes vitais para o bom funcionamento do corpo humano.

Apesar das tentações dessa época do ano, é importante não cortar da dieta os “alimentos coloridos”, alerta a nutricionista Cibele Salomão. Para ela, há diversas formas de driblar a tendência de manter hábitos menos saudáveis durante o inverno usando a criatividade. A especialista cita como exemplo os chás que podem ser feitos com as cascas das frutas típicas da estação mais fria do ano.

“No maracujá, por exemplo, que também é uma fruta típica do inverno, a propriedade calmante vem da casca. Então, é só lavar bem e fazer um chá, que aí você tem várias propriedades no alimento ‘quentinho’. É uma coisa que não é muito típica, mas eu falo que é para poder ter os benefícios das frutas mesmo que a pessoa não queira comer alguma coisa fria”, destaca Cibele Salomão.

Sobremesas

Outra orientação da nutricionista para que o consumo de frutas não seja reduzido no inverno é a preparação de sobremesas simples. “A pera e a maçã, para quem tem muita vontade de comer doce no inverno, eu peço para assar no forno e jogar um pouco de canela. Quando você assa, você as desidrata um pouco e enaltece o sabor doce delas. Fica como se fosse uma sobremesa”, ressalta. Ela destaca, no entanto, que, no caso de frutas e verduras, é importante sempre deixá-las al dente, estado em que o alimento ainda apresenta firmeza ao ser mordido, para que os principais nutrientes não sejam perdidos durante o processo de cozimento.

A especialista cita também a importância de escolher horários mais adequados ao consumo de frutas. Para ela, a manhã é a parte do dia mais indicada para a ingestão desse tipo de alimento. “É importante também ter disciplina, para não deixar de comer as coisas só por causa do clima. É bom sempre deixar para consumir as frutas pela parte da manhã, que está menos frio, porque à noite a pessoa realmente pede uma coisa mais quente”, conclui.

Confira abaixo algumas das frutas típicas do inverno e suas características:
Abacate: Rico em fibra, ferro, magnésio, vitamina C, ômega 3 e também em gordura de boa qualidade. Traz saciedade muito grande.

Maçã: Fruta adstringente, rica em água, o que ajuda a limpar a laringe durante o inverno, em fibra e em vitaminas B, C e E.

Tangerina: Fruta adstringente, rica em vitaminas A e C e do complexo B. Possui substâncias antioxidantes, que alteram o processo do envelhecimento.

Morango: Rico em vitaminas C e A. Possui substâncias antioxidantes.

Caqui: Rica em frutose, ferro, cálcio e vitaminas.

Figo: Rico em antioxidantes, possui em sua composição o zinco, elemento típico das frutas oleaginosas.

Pêra: Rica em vitaminas, fibra, também possui propriedades adstringentes.

Romã: Rica em substâncias antioxidantes, vitamina C e fibra.

Goiaba: Rica em água (quase 80% de sua composição), potássio, fósforo, vitamina C e cálcio, além de ser uma fruta de baixo valor calórico.

Saiba a importância do consumo das frutas típicas do inverno

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-