22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Almoço na Arcam de Amambai declara aberta a Semana da Farroupilha

- Publicidade -

14/09/2014 15h39 – Atualizado em 14/09/2014 15h39

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Neste último domingo, 14, um almoço realizado na sede da Arcam (Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo) declarou aberta a Semana Farroupilha em Amambai. O evento teve a participação da diretoria da Arcam, associados da Coamo, convidados e participantes do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinela de Amambai.

Na oportunidade, houve apresentações de chula e de recitais de poesia gauchesca, além do costelão de fogo no chão. A Semana Farroupilha tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo.

A presidência da Arcam e a gerência da unidade de Amambai da Coamo são exercidas por Walmir Ritter. Segundo ele, a renda do evento que no ano passado gerou cerca de R$ 2,5 mil será utilizada para melhorias na associação dos funcionários.

“Esse evento está sendo muito gratificante, ficamos muito surpresos positivamente pela intensificação da participação, pois reuniu um volume maior até mesmo que o esperado”, acrescenta Walmir.

O presidente conta ainda que o evento, já em sua quarta edição, começou com uma ideia do gaúcho Vitor Pereira, que é um dos maiores incentivadores. “No início éramos apenas amigos e associados, hoje o evento cresceu”, diz ele.

O dia 20 de Setembro é considerado o dia do gaúcho. Isso pelo fato de que nesta data, em 1835, foi o início da Revolução Farroupilha que teve a duração de 10 anos e, no dia 28 de Fevereiro de 1845, com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito, quando o grande chefe farroupilha Davi Canabarro afirmou: “Acima de nosso amor à república, está nosso brio de brasileiro”.

As atividades do dia do gaúcho continuarão com a 2ª Cavalgada Campeira que terá sua saída no CTG de Amambai no sábado (20). No encerramento, domingo (21), haverá costelão e domingueira dançante com vários músicos tradicionais, também no CTG, além de provas do tambor.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-