29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comunidade Guarani Kaiowá da aldeia Amambai comemora o Dia do Índio

- Publicidade -

19/04/2014 11h29 – Atualizado em 19/04/2014 11h29

Fonte: Da Redação

Diversas atividades alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, foram realizadas nesta semana na Aldeia Amambai, localizada no município de Amambai. Especialmente no sábado, a comunidade Guarani Kaiowá se concentrou no Centro Comunitário da aldeia para festejar a data.

Entre as atividades, aconteceu desfile e concursos, apresentações culturais e ações governamentais, além de torneios esportivos, todas voltadas a valorização da cultura do povo indígena.

A Prefeitura de Amambai, através da secretaria de Agricultura e Pecuária, entregou um barracão para o programa Agricultura Familiar e destinou um tanque de combustível e umtrator da Patrulha Mecanizada para agricultores da aldeia indígena. Um outro barracão para o Centro Comunitário também foi entregue pelo executivo de Amambai.

Na solenidade oficial, realizada na manhã deste sábado (19), a professora da Escola Municipal Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá, Iraci Lima Benites, acompanhada de alunos, apresentou o Hino Nacional em sua versão guarani. Ela é professora de Ciências do Ensino Fundamental e gostaria que o hino na versão Guarani fosse mais valorizado. “Em todas as programações da aldeia eu tento cantar o hino, valorizar a nossa língua”, conta ela.

Segundo a professora, o único problema da comemoração foi a pequena quantidade de apresentações. Para ela, muitas coisas vem mudando na aldeia, entre elas na educação, onde a língua guarani passou a ser ensinada antes do português, para maior facilidade de alfabetização. “Quero ajudar o próximo, levar esse aprendizado, todos precisamos de um futuro melhor”, afirma Iraci.

O professor Duadino Martines, que leciona nas duas escolas da Aldeia, conta que ser índio é um privilégio e uma responsabilidade. “É um privilégio porque sou nativo, meu povo é daqui e é uma responsabilidade, pois por ser indígena e professor tenho a obrigação de ensinar a manter nossa cultura”, diz Duadino.

O professor coordenou apresentações culturais de alunos das escolas municipal e estadual Guarani Kaiowá. O grupo apresentou danças típicas indígenas. O trabalho faz parte de ações que visam a valorização da cultura e a inserção dos jovens em atividades culturais e esportivas.

Segundo ele, em termos de cultura a aldeia vem perdendo suas raízes devido à convivência com a sociedade não indígena. “Essa programação é uma maneira de lembrar quem a gente é, no dia a dia não vivemos mais algumas tradições, nossas crianças nem mesmo conhecem”, conclui ele.

Para a professora da escola Guarani estadual, Maria Rosa Martins, é necessário que aconteça essa valorização da cultura, ela explica que com a interferência do branco a aldeia foi perdendo algumas tradições, mas que com essa programação é possível que os de foram vejam como é e os de dentro relembrem.

Conquistas para a aldeia Amambai

Na oportunidade, o prefeito municipal, Sérgio Barbosa, destacou os projetos conquistados para a Aldeia Amambai durante este ano, entre eles, o Espaço de Apoio a Cultura, que já foi criado com a ajuda da Funai (Fundação Nacional do Índio); o primeiro trator destinado para a reserva e outro que em breve estará disponível; a criação de um Centro Comunitário Indígena; construção da quadra da escola municipal Mitã Rory, localizada na Missão Evangélica, que está sendo concluído; a criação de uma Parque Indígena, que contará com pista de caminhada, campo de futebol e outras infraestruturas, e a construção de uma Academia da Saúde, que está sendo planejada para este ano.

“O Dia do Índio é comemorado nesta data, mas todos os dias precisamos procurar melhores condições para a vida da comunidade”, disse Sérgio que esteve prestigiando o evento e parabenizando os indígenas.

Além do prefeito de Amambai, estiveram presentes na solenidade oficial alusiva ao Dia do Índio o vereador Roberto Sangue-Bom; o capitão da aldeia Amambai, Italiano Vasques; o presidente da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura), Elton Marques; os secretários de Governo, Odil Puques; de Indústria e Comércio, Rodrigo Selhorst; de Agricultura, Jodeilton do Amaral; de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas; de Obras, Eder Espindola, e de Serviço Social, Eronildes Saldanha; a gestora da Coordenadoria da Mulher, Zélia Borges, e o chefe local da Funai, Nowton Bueno.

Com trajes típicos, jovens e adultos Guarani Kaiowá da aldeia Amambai comemoraram o Dia do Índio.

A professora Iraci Lima Benites apresentou a versão em Guarani do Hino Nacional.

O professor Duadino Martines coordenou apresentações de danças típicas.

O prefeito municipal, Sérgio Barbosa, destacou os projetos conquistados para a Aldeia Amambai durante este ano.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-