32.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Em Amambai, aldeia Limão Verde realiza programação alusiva ao Dia do Índio

- Publicidade -

19/04/2014 18h17 – Atualizado em 19/04/2014 18h17

Fonte: Da Redação

A comunidade da aldeia Limão Verde, localizada em Amambai, também realizou programação alusiva ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Durante toda a semana, diversas atividades foram realizadas para a comunidade; a maioria delas coordenadas pela Escola Municipal Polo Indígena Mbo Erenda Tupã I Ñandeva (Pequeno Deus).

Entre as atividades, houve apresentações culturais, torneios esportivos, concurso de Garoto e Garota Indígenas e palestras que enfocaram os temas Geração de Renda, feita pelo secretário de Indústria e Comércio do município, Rodrigo Selhorst, e Educação Escolar Indígena, pela mestra Elda Vasques Aquino.

No sábado pela manhã, aconteceu a solenidade oficial em comemoração a data Estiveram presentes o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, o vereador Roberto Sangue-Bom; o capitão da aldeia Limão Verde, Valdinei Vilhalva Rodrigues; o diretor da escola, Aurélio Oliveira; o presidente da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura), Elton Marques; os secretários de Governo, Odil Puques; de Indústria e Comércio, Rodrigo Selhorst; de Agricultura, Jodeilton do Amaral; de Obras, Eder Espindola, e de Serviço Social, Eronildes Saldanha; a gestora da Coordenadoria da Mulher, Zélia Borges, e o chefe local da Funai, Newton Bueno.

Residem na aldeia Limão Verde cerca de 1.500 pessoas. Na solenidade realizada no sábado, o capitão da aldeia entregou ao prefeito um documento com reivindicações da comunidade. Entre elas, a ampliação da rede de água é a principal. Segundo Valdinei Vilhalva Rodrigues, um único poço artesiano abastece cerca de 900 casas. “Há seis anos estamos solicitando mais poços”, fala o capitão. Algumas famílias precisam se deslocar por até quatro quilômetros para buscarem água.

Outras reivindicações são a viabilização de Ensino Médio na escola, a implantação de um poço artesiano e de sala de informática na escola, construção de casas populares e de um Centro Esportivo, destinação de trator para a agricultura, criação de um Centro Comunitário e instalação de iluminação no acesso da rodovia à aldeia.

Danças típicas realizadas por jovens e adultos aconteceram no Dia do Índio.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-