21.4 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dos seis novos casos suspeitos de Covid-19 em Amambai, cinco são indígenas

- Publicidade -

29/05/2020 14h54

A coleta do material para exame em indígena que apresentar síndrome gripal faz parte do protocolo para impedir que a Covid-19 chegue até as reservas do município.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Amambai apareceu no boletim epidemiológico de Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã desta sexta-feira (29) com oito casos suspeitos.

Desses oito, um deles já teve o resultado negativado para Coronavírus, porém ele só sai do sistema quando chegam os resultados para outros vírus que implicam o exame, como o de Influenza, por exemplo.

Um outro caso ainda aguarda o recebimento do resultado. Isso porque o amambaiense em questão está no estado de São Paulo e foi lá que ele colheu material para o exame. Como o estado apresenta um alto índice de contaminação, esse resultado pode demorar um pouco mais para chegar.

Seis pessoas tiveram material colhido para exame nessa quinta (28)

Segundo a secretária municipal de saúde, Dirlene Zanetti, seis pessoas tiveram o material de swab colhido para exame na quinta-feira (28). Delas, cinco são da comunidade indígena do município.

A coleta dessas pessoas foi feita porque apresentaram sintomas gripais mesmo sem indícios de contato com positivados para a doença ou registros de viagens para fora dos limites municipais. Dirlene explica que este é o novo protocolo adotado para a comunidade indígena de Amambai.

“Nós somos uma unidade de vigilância sentinela, então todo indígena que apresentar sintomas gripais será testado para Coronavírus”, afirmou.

Além desses cinco indígenas, uma mulher não-indígena de 28 anos também teve material colhido para exame. Isso porque após uma viagem para um município do estado com casos confirmados de Coronavírus, ela apresentou sintomas gripais. Há indícios ainda que ela tenha tido com pessoas que posteriormente foram confirmadas com o vírus.

Os resultados devem sair nos próximos dias.

Notícia boa

O 2º paciente infectado pelo Coronavírus no município de Amambai e que estava internado no Hospital Universitário em Dourados recebeu alta e já retornou para casa.

Ele está sendo monitorado pela equipe de vigilância epidemiológica do município, mas já está assintomático. Mesmo nesses casos, segundo a coordenadora da epidemiologia, Sinthia Maciel, é recomendável isolamento social.

E/D- Dr.Baggio e Dr. Bandeira, prefeito de Amambai - ambos integram o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-